Bem vindo ao nosso forum ! É seu primeiro acesso?
Registro
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 19
  1. #1
    Furious Fighter Avatar de Urashima
    Inicio
    Oct 2010
    Localização
    Núcleo Bandeirante - DF
    Idade
    26
    Posts
    1.702
    Post Thanks / Like

    Jovem vai cursar faculdade sem ter concluido o Ensino Médio

    Jovem de MS vai cursar medicina sem ter concluído o ensino médio

    A acadêmica Isabel Tolentino garantiu na Justiça o direito a cursar medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mesmo sem ter concluído o ensino médio. Em 2010, ainda no segundo ano escolar, a jovem de 16 anos ficou entre os aprovados com a nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

    Uma das exigências para a matrícula era o certificado de conclusão do ensino médio, cuja emissão foi negada pela Secretaria Estadual de Educação. O órgão alegou que Isabel não tinha idade mínima de 18 anos para obter a certificação por meio do Enem. A família da adolescente que mora em Campo Grande acionou em fevereiro o Tribunal de Justiça (TJ/MS), que concedeu liminar para que o documento fosse emitido.



    Em maio, os desembargadores da 2ª Seção Cível mantiveram a decisão favorável à Isabel. A confirmação da vitória judicial veio no dia 2 de junho, quando a Procuradoria-Geral do Estado informou ao TJ/MS que não recorreria da sentença.

    A jovem contou ao G1 que sempre teve as melhores notas da classe, resultado de muita dedicação aos estudos, foco nos objetivos e manutenção da calma. Tanto empenho não comprometeu a vida social, diz Isabel. "Eu saía nos fins de semana, ia ao cinema com os amigos. Mas nada de baladas, até porque nem tinha idade para isso".

    O ingresso na tão sonhada faculdade demorou um pouco: ela foi a 72ª em uma lista inicial de 60 aprovados. A matrícula só foi possível na terceira chamada e através de um mandado de segurança. Assim que começou a frequentar as aulas de medicina, Isabel ganhou da turma um apelido: prodígio.

    A diretora pedagógica do colégio onde a Isabel cursou o ensino médio, Anete Valéria Lima, apontou um diferencial que ajudou Isabel a ganhar projeção. "Já no primeiro ano do ensino médio ela começou a fazer cursinho preparatório. Enquanto os outros levavam dois, três anos para ver todos os conteúdos, ela se antecipava e ia treinando. Não adianta o aluno fazer cursinho no último ano achando que vai fazer um milagre na hora do Enem", afirma a diretora.

    O desempenho da filha encheu mais ainda o pai Sílvio Tolentino de orgulho, que já estava acostumado às sucessivas notas 9 e 10 de Isabel no colégio. Mas teve um dia em que o pai estranhou os 8,5 obtidos em uma prova de medicina. "Era uma prova super difícil, foi uma das notas mais altas da turma", explica a estudante, que tempos depois gabaritou um exame.

    Encerrada a pendência judicial, tanto o pai como a educadora avaliam que o sistema educacional brasileiro deveria incentivar os alunos a ingressar na faculdade, independentemente da idade que tenham ou da série que cursem. "Minha filha provou maturidade e competência. A idade não pode ser o critério definitivo para dizer se o aluno é capaz de fazer curso superior", diz Sílvio Tolentino.

    A assessoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informou, nesta terça-feira (7) que com a decisão do Tribunal de Justiça de MS não vai contestar a validade da matrícula.

    O que diz a lei
    Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a conclusão do ensino médio é obrigatória para o estudante cursar uma universidade. A LDB diz, em seu artigo 44: "a educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente; II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

    O Projeto de Lei 6834/10, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), está em tramitação na Câmara solicitando mudança na LDB. O projeto autoriza a matrícula em universidade aos estudantes que passaram no vestibular tendo concluído apenas o segundo ano do ensino médio.




    Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-s...ino-medio.html


    ----------------------------

    Qualquer dia quem tem até a 4° série se matricula e os concursos de niveis superiores abrem vagas pra quem não tem nada

    "Não venho desafiar ninguém... Só a mim. Ser hoje melhor que ontem, isso sim é um desafio de verdade. Por isso vale a pena suar, ir para o sacrifício. O problema é que, todo dia, no final do treino, mesmo tendo vencido, sei que amanhã vou querer ser melhor do que fui hoje."

  2. #2
    Advanced Fighter Avatar de N!ch3
    Inicio
    Oct 2010
    Localização
    Cabo Frio - RJ
    Posts
    650
    Post Thanks / Like
    Nesse caso seria injusto não conseguir, a menina é crânio e fez por merecer, não foi simplesmente entrar na justiça.

  3. #3
    Winner Fighter Avatar de Showcante
    Inicio
    Oct 2010
    Idade
    28
    Posts
    503
    Post Thanks / Like
    Merecedora ... tinha que acontecer mais isso porque tem muitos alunos no Brasil com tal potencial e deveria ser explorado isso

  4. #4
    Average Fighter Avatar de Burnmem
    Inicio
    Oct 2010
    Idade
    36
    Posts
    154
    Post Thanks / Like
    Citação Postado originalmente por Showcante Ver Post
    Merecedora ... tinha que acontecer mais isso porque tem muitos alunos no Brasil com tal potencial e deveria ser explorado isso
    Com toda certeza eu exploraria ela o máximo possível

  5. #5
    Advanced Fighter Avatar de orochiej
    Inicio
    Oct 2010
    Idade
    32
    Posts
    606
    Post Thanks / Like
    Citação Postado originalmente por Burnmem Ver Post
    Com toda certeza eu exploraria ela o máximo possível
    kkkkk, o loco. O pessoal não perdoa!!!

    Quanto a matéria, mais do certo isso, ja que ela é muito inteligente, nada mais justo!!!

  6. #6
    Advanced Fighter Avatar de Ravenlord
    Inicio
    Oct 2010
    Localização
    São Paulo
    Idade
    32
    Posts
    661
    Post Thanks / Like
    bem pegável.
    De boa aqui, esperando a next gen de consoles cubanos e norte-coreanos.


  7. #7
    Advanced Fighter Avatar de Ar2r
    Inicio
    Oct 2010
    Localização
    Montes Claros MG - Terra do calor
    Idade
    32
    Posts
    782
    Post Thanks / Like
    Se tem capacidade vai ficar atrelada a uma regra que diz que mesmo capaz deve por obrigação concluir um "desnecessário" 3° ano de estudos em nível médio para aí sim poder usar seu potencial? Nesses casos nada mais é que "jogar fora" 1 ano de sua vida esperando poder ingressar na faculdade e se desenvolver de acordo. Enquanto isso a mesma regra "chuta" pra frente alunos que não sabem escrever o nome.
    Totalmente a favor nesse caso da moça pegável. Fez por merecer, ao contrário de tantos que se formam em ensino superior.

    BMT
    Ar2r / pharionrk / Oldkof / Urashima / orochiej / Hanzo *WH*/ Skullo -13- / kcv_ventura / Red Son / Kojiro / musico_louco / Macbellito / akumaster*** / Em3son
    Aqui sim rola altas putarias!

  8. #8
    Average Fighter Avatar de Felipe
    Inicio
    Oct 2010
    Posts
    133
    Post Thanks / Like
    pelo menos não entrou com base nas cotas raciais, parabéns pra ela.
    Intel Celeron Sandy Bridge G460 1.8 Ghz - 4 GB RAM - Win7 Home Premium x64 - Intel HD Graphics 2000 Onboard


  9. #9
    Ace Fighter Avatar de eiji_kisaragi
    Inicio
    Oct 2010
    Posts
    1.032
    Post Thanks / Like
    Na boa, se a regra é ter o ensino medio completo, nao tem nem o que discutir...a menina eh inteligente? legal, agora precisa aprender a ser paciente e terminar a mer.da do ensino medio...


    * Negociações aqui na SNK-NF (total de 11):
    Mcfly; Fabinho/Hitoriki; Dilmarx/15kilohertz; Andinpro; Al Simmons; kuroud; Magma Dragon; Shallwe; Macbellito; fidizila; Ash;

  10. #10
    Average Fighter
    Inicio
    Oct 2010
    Idade
    32
    Posts
    158
    Post Thanks / Like
    72º não é tão cranio não terceira chamada pior ainda, e o cara que ficou em 1º esse sim é cranio. Mais ainda assim acho errado nem ter terminado o 2º grau e já querer cursar, é que nem um garoto de 16 anos querer dirigir e acha que pode passa em uma blitz para ver oque acontece.
    esse pais ta tudo errado mesmo se eu quiser uma coisa que não pode é só meter na justiça para conseguir que tipo de lei esse pais tem, que uma passa por cima da outra
    Core I7 3770 @ 3.4 Ghz/ 2X 8GB 1333/ ASROCK Z77 PRO4 / SSD 128GB + 2TB Seagate + 1,5TB Seagate/ HD Radeon 6870 BE 1GB/ Samsung T220

  11. #11
    Winner Fighter Avatar de Carnagedoom
    Inicio
    Dec 2010
    Idade
    35
    Posts
    380
    Post Thanks / Like
    Se ela ja ta preparada pra cursar uma faculdade, não tem pq força-la a terminar o segundo grau. Quando vi o tópico pensei q ela tinha uma inteligencia fora do normal e tal... mas pelo q to vendo ela é mais aplicada doq inteligente... pelegona mesmo.

  12. #12
    Average Fighter Avatar de musico_louco
    Inicio
    Oct 2010
    Idade
    33
    Posts
    190
    Post Thanks / Like
    Tem pais que não sabem o que fazem com os filhos, ela deveria sim tern=minar o segundo grau que é uma exigência para entrar na faculdade, se prestou vestibular e passou, maravilha, ano que vem com certeza ela vai passar...

    Agora ema coisa é certa pelo teor da entrevista, o pai dela deve colocar uma pressão federal encima dela pra poder tirar notas, ele deve ta fazendo ela de fantoche, tentando criar algo que ele não conseguiu fazer e que acha que é certo para a filha. O cara falar que estranhou quando ela tirou 8,5 em um vestibular, eu nunca que faria isso com meu filho, colocar uma pressão dessas encima de uma adolecente, deste tamanho não, a pressão pode até ser desumano, será que ela tem vida social ativa, tem muitos amigos, ou só alguns gatos pingados em cada esquina.

    Não tiro o mérito dela ter passado no vestibular mesmo que na terceira chamada, mas tenho minhas dúvidas se ela fez por ela mesma ou foi obrigada a tal...


    Placa mãe asus rampage formula; processador c2q q9550 (2,83 GHz), Cooler Master V8, memória 6gb (2gb [1x1] ocz 1066 e 4gb [2x2] gskill 1066); fonte XFX pro550 550watts; placa de video GTX560ti; gabinete cooler master haf922

    SONHO é a realização disfarçada de um desejo reprimido. Gina Strozzi.

  13. #13
    Advanced Fighter Avatar de Ravenlord
    Inicio
    Oct 2010
    Localização
    São Paulo
    Idade
    32
    Posts
    661
    Post Thanks / Like
    é fácil, ela faz as avaliações que certificam que ela tem o conhecimento necessário para que seja considerada com o segundo grau completo e pronto. Acredito que seja direito que qlquer pessoa isso, senão as pessoas acima do normal seriam obrigadas a perder tempo desnecessáriamente. Deve haver um mecanismo que possibilite isso.
    O que não podem é engessar a vida de uma pessoa, se ela teve competência para se adiantar em relação aos demais.
    Isso é facilmente assimilado em sociedades que valorizam a meritocracia, o que não é o caso da brasileira.
    Aqui o que manda é jeitinho brasileiro e lei de gerson; malandro tem valor, quem estuda não.
    De boa aqui, esperando a next gen de consoles cubanos e norte-coreanos.


  14. #14
    Winner Fighter Avatar de KGAME
    Inicio
    Oct 2010
    Posts
    374
    Post Thanks / Like
    Bom se for seguir esse raciocinio de jeitinho Brasileiro, foi exatamente o que ela fez, deu um "jeitinho" com bon$ advogado$
    Os reponsáveis pelo retorno dos tópicos do forum morto estão voltando!!!!!!!!
    TWONG
    Neofighters
    SNK-Neofighters


    Assinatura fora dos padrões. Limites: 500x200px 100kb SEM VÍDEOS.

    A moderação.

  15. #15
    Ace Fighter Avatar de eiji_kisaragi
    Inicio
    Oct 2010
    Posts
    1.032
    Post Thanks / Like
    tava vendo as fotos e notei uma certa semelhança:



    * Negociações aqui na SNK-NF (total de 11):
    Mcfly; Fabinho/Hitoriki; Dilmarx/15kilohertz; Andinpro; Al Simmons; kuroud; Magma Dragon; Shallwe; Macbellito; fidizila; Ash;


 

Tópicos Similares

  1. StreetFighter - Meu projeto de jogo para a faculdade
    Por Romhack no fórum Mugen, RPG Maker e Beats of Rage
    Respostas: 17
    Último Post: 29/06/2013, 14:49
  2. jovem com síndrome de down aprovado na ufg
    Por burnfire no fórum Assuntos Gerais
    Respostas: 13
    Último Post: 09/07/2012, 10:59
  3. Gravação de jogos EEEPROM [nível médio de dificuldade]
    Por M_ichi-Doraemon no fórum Tutoriais de Emulação
    Respostas: 5
    Último Post: 02/05/2012, 15:58
  4. Jovem é detido em aeroporto após o fim de namoro virtual
    Por Em3rson no fórum Assuntos Gerais
    Respostas: 12
    Último Post: 28/08/2011, 05:15
  5. Jovem enlouquecido
    Por guiltygear no fórum Videos Online
    Respostas: 6
    Último Post: 20/06/2011, 07:18

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •