Bem vindo ao nosso forum ! É seu primeiro acesso?
Registro
Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Master Fighter Avatar de deltablade
    Inicio
    Mar 2011
    Idade
    28
    Posts
    1.130
    Post Thanks / Like

    Painel Solar Caseiro Economize Energia e faça o seu

    Bem eu vi o cara com esse projeto na ETEC de Praia Grande e achei muito interessante ao meu ponto de vista e decidi compartilhar esse belo achado. O Chuveiro elétrico é o aparelho que gasta mais energia da sua casa e por isso ao fazer seu painel solar caseiro ,alem de tomar banho quente você poder usar água quente pra higienizado os alimentos ,pra limpeza de banheiro e até mesmo tomar a água da rua sem nenhum problema de pega uma doença viral devido a aguá quente mata qualquer microbio ou bactéria. esse projeto é ideal para pessoas baixa renda que viver no hospital e não tem nenhum dinheiro no final do mês.




    E tudo pode começar dentro de casa. Artesanalmente e a partir de material reciclado, por exemplo, é possível construir um aquecedor solar caseiro! O Vila Compras foi procurar a mente brilhante que projetou a ideia.
    Com garrafas PET, embalagens de leite e conexões de PVC, o catarinense José Alcino Alano criou, quase por acaso, um mecanismo que retém o calor do sol e transforma em energia. “Ao guardar as embalagens do nosso próprio consumo em casa, o acúmulo foi inevitável. Como eu e minha mulher tínhamos um conhecimento básico sobre aquecimento por energia solar, em 2002 resolvemos construir um coletor solar com 100 garrafas”, explica José. Ele diz que o projeto se mostrou eficiente, dentro das limitações de um aquecedor solar alternativo, dando um destino responsável ao lixo acumulado.

    O melhor da ideia do casal é que qualquer um pode construir seu próprio aquecedor. Basta seguir as instruções do “Manual Sobre a Construção e Instalação do Aquecedor Solar Composto de Embalagens Descartáveis”, disponível na Internet com um passo-a-passo para a produção e instalação.

    O aquecedor solar caseiro tem os mesmos princípios de funcionamento dos convencionais e pode esquentar a água a partir da luz do sol, sem a utilização de energia elétrica. “No início, ele foi dimensionado para atender o nosso consumo de água quente. Usamos então 200 garrafas para atender quatro pessoas”, conta o catarinense.




    Mas a ideia cresceu e ganhou o “Prêmio Superecologia”, da revista Superinteressante, em 2004, passando a ser conhecida pelo público. “Para nossa surpresa, o projeto não só obteve aceitação como interesse de vários setores. Esse fato vem beneficiando um grande número de pessoas”, comemora José. E se orgulha ao dizer que, atualmente, são várias as instituições com projetos instalados com mais de 1000 garrafas.

    Um dos objetivos da invenção é conscientizar as pessoas sobre essa possibilidade de gerar energia solar - e de maneira alternativa. “Em um país ensolarado como o Brasil, esse tipo de recurso precisa ser bem utilizado”. Outra meta estipulada por José é retirar dos lixões uma grande quantidade de embalagens descartáveis, como as caixas de leite ‘Tetra pak’.



    A invenção dele agora é projeto de governo. Em março, a Celesc (Companhia catarinense de energia elétrica) firmou um convênio de cooperação técnica para difusão dos aquecedores solares compostos por materiais descartáveis. Denominado de “Energia do Futuro”, o projeto de José já beneficiou mais de 7 mil pessoas em Santa Catarina. “O projeto torna possível, com reciclagem direta e sem qualquer processo industrial, reutilizar essas embalagens em projetos socioambientais, propiciando mais conforto, dignidade, qualidade de vida e economia de energia elétrica às pessoas com menor poder aquisitivo”, finaliza.

    Como fazer:

    Primeiro é preciso recortar as garrafas e caixas para o painel e, depois, pintar de preto os canos e embalagens de leite que irão absorver energia solar e transformá-la em calor.

    As garrafas vão envolver os canos de água e manter o calor por meio de efeito estufa. A água sai da caixa d’água em temperatura ambiente e, ao passar pelo sistema, esquenta e então volta para a caixa. Depois de seis horas nesse ciclo constante, a água pode chegar a uma temperatura de até 38 graus Celsius no inverno - e mais de 50 no verão.



    Tutorial 01

    http://profeluzineth.blogspot.com/20...-solar-na.html

    Tutorial 02



    Site:www.sociedadedosol.org.br


    Acesse:Clique aqui

  2. #2
    Master Fighter Avatar de deltablade
    Inicio
    Mar 2011
    Idade
    28
    Posts
    1.130
    Post Thanks / Like

    Re: Painel Solar Caseiro Economize Energia e faça o seu

    Opção 1 Chuveiro a gás os hotéis do Rio de Janeiro tem muito e minha mãe falou que isso não presta devido a segurança desse ha muita morte e vazamentos em opta por esse o mais barato que vi está entre 350 a 600 reais.



    Opção 2 Aquecedores a gás que são mais seguro e está na faixa de 800 a 2000 reais









    Acesse:Clique aqui

  3. #3
    Moderador Avatar de M_ichi-Doraemon
    Inicio
    Jul 2010
    Localização
    In Goiânia (again...)
    Idade
    40
    Posts
    1.233
    Post Thanks / Like

    Re: Painel Solar Caseiro Economize Energia e faça o seu

    Impressionantes dicas! Valeu demais pelo post e acho que são maravilhosas ideias que fazem com que o Brasil mostre sua versatilidade.
    ...Eu sempre direi "Eu te amo" para a minha esposa.
    Eva, vc é a minha vida!



    Hardkore/Retrocore/Oldgamer com orgulho!

    Comentários em posts sempre são bem vindos. Portanto,
    Comentem! Faz bem ler bons comentários.


    Coleção de videogames:

    26 videogames e esperando conseguir mais.
    Jogos originais? Chegando aos 26....

  4. #4
    DUT
    Visitante

    Re: Painel Solar Caseiro Economize Energia e faça o seu

    Esse chuveiroa gás parece tecnologia russa...

    Não me arrisco rss

  5. #5
    Master Fighter Avatar de deltablade
    Inicio
    Mar 2011
    Idade
    28
    Posts
    1.130
    Post Thanks / Like

    Re: Painel Solar Caseiro Economize Energia e faça o seu

    Na minha opinião o projeto do tutorial 2 é melhor, até você juntas as garrafa de Doly transparete e embalagem tetra pack vai demora muito o projeto numero 1 é mais viável pra pessoa de baixa renda e que gosta de ecologia, acho que o projeto 2 ainda sai mais barato e perde menos tempo do que você fazer uma teia de aranha com cano.


    Lembrado que se alguém fizer esse tutorial e está desempregado pode acaba ganhado um dinheiro extra instalado isso nas casa das pessoas e você poder cobra 700 até 2000 reais pela instalação. o que não falta é pessoa querendo esse sistema e pode se feito em até 6 ou em 12vezes no boleto ou cartão.


    Acesse:Clique aqui

  6. #6
    Master Fighter Avatar de deltablade
    Inicio
    Mar 2011
    Idade
    28
    Posts
    1.130
    Post Thanks / Like

    Re: Painel Solar Caseiro Economize Energia e faça o seu



    Acesse:Clique aqui

  7. #7
    Furious Fighter Avatar de Prototype
    Inicio
    Oct 2010
    Localização
    RJ
    Posts
    1.450
    Post Thanks / Like

    Re: Painel Solar Caseiro Economize Energia e faça o seu

    Gerar energia elétrica com um painel solar é muito simples, só usar um sistema de maquina a vapor, que é utilizado em eletro-nucleares.

    O lance é:

    1 - criar um circuito fechado com água, com pistão, condensador e etc;
    2 - Aquecer a água(com energia solar, sendo que vc vai precisar concentrar ela);
    3 - A pressão água quente vai fazer mover o pistão, que vai, do lado de fora girar um dínamo;
    4 - Esse dínamo vai gerar corrente alternada para vc, mas pode usar um filtro e transformar em continua. Poderia carregar baterias.

    Outra coisa é usar uma placa solar que gere energia elétrica.


 

Tópicos Similares

  1. Download Pier Solar ROM + Emulador
    Por Shoometsu no fórum Tudo sobre Emulação
    Respostas: 56
    Último Post: 12/02/2014, 17:03
  2. Anel Solar na Lua...
    Por lee66 no fórum Assuntos Gerais
    Respostas: 7
    Último Post: 01/12/2013, 21:00
  3. Respostas: 5
    Último Post: 25/09/2013, 20:38
  4. Fonte de energia
    Por hittokiri no fórum Assuntos Gerais
    Respostas: 0
    Último Post: 01/07/2013, 11:26
  5. Respostas: 3
    Último Post: 09/12/2012, 23:04

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •