PDA

Ver Versão Completa : SuperModel released: a Model 3 emulator for windows.

KingpinZero
01/04/2011, 08:16
Hey guys, thought you'd be interested. So after the "ghost" of this emulator way back to 2003 and in the years that had come (someo remember it im sure, there where even a questionably story about its true existance) here's a basic build of the newer supermodel.
This one is available to everyone.
Source:

http://www.emucr.com/2011/04/supermodel-v01a.html#more

Website:

http://www.trzy.org/Supermodel/

So theres no gui yet, basically it works straight in CMD. Usage is pretty simple.
Get your mame roms in zipped format and put them in the same directory as the extracted emu.
Launch CMD and type:

SuperModel.exe -show-fps scudp.zip

If you want to print the game list:

SuperModel.exe -print-gamelist

If you want the help:

SuperModel.exe -help or /?

(change the rom based on what you want to play. IT MUST have a zip extension).
Emulation is far from perfect and framerates arent really awesome, but it works, i tested Srally2 VF3 and Scudp.zip.
If the emu returns an error check if your romset is not split, because it needs merged file (i had this problem with Scud Race. Just add the Scud.zip contents to Scudp.zip and you're good to go).

This is not an april fool! lol just wanted to say this. Have fun ;)

PS: Check usage/help in the main website if you still have problems, theres a button configuration scheme as well.

guiltygear
01/04/2011, 09:41
Testado e Aprovado
http://img406.imageshack.us/img406/5194/approveds.jpg (http://img406.imageshack.us/i/approveds.jpg/)

PS.: Sonydaeth terá quase um enfarto :rolleyes:

Melfice
01/04/2011, 11:28
AGORA SIM! Chegar em casa, pegar o FullSet.

http://tw.myblog.yahoo.com/marchbiggg/article?mid=10694

ssj4bq
01/04/2011, 16:03
Alguem me de a luz, nessa noticia do ANO.
Como faz para rodar os jogos, eu clico no executavel e simplismente ele fecha ue. =/

marduk
01/04/2011, 16:10
não consegui rodar daytona usa 2 peguei a rom do retro rons mais o rom set ta errado se alguem tiver i rim set certo posta ai!!

KingpinZero
01/04/2011, 16:11
You need to launch the CMD window first.
Go to START->in the search box, type "CMD" then when you find it, just "copy" (right click).
Now go into the extracted folder and "paste" the CMD exe. Everytime you launch the CMD now it starts from this folder.
Now you can type the commands as i described in the first post.

emersonfiore
01/04/2011, 16:39
Ptz, e parece que é verdade mesmo? mesmo no dia da mentira? ehehaheha

Custa me acreditar!! ehehhe

ssj4bq
01/04/2011, 16:46
You need to launch the CMD window first.
Go to START->in the search box, type "CMD" then when you find it, just "copy" (right click).
Now go into the extracted folder and "paste" the CMD exe. Everytime you launch the CMD now it starts from this folder.
Now you can type the commands as i described in the first post.

Vlw pela dica, mais ainda não entendi, na verdade meu ingles é meio ruim. :(
Sorry, but not speak inglish. :(

Ptz, e parece que é verdade mesmo? mesmo no dia da mentira? ehehaheha

Custa me acreditar!! ehehhe

É isso que reparei ue, diante de emuladores que estão surgindo no NGEMU de PS3 justamente hoje, eis que o Super Model se parece TRUE. :p

Alguem que conseguir rodar os jogos posta um mini tutorial em portugues ue.
Não desmerendo as ajudas, mais eu não sei mto de ingles, ficou meio confuso aqui na minha cabeça.

fabiofcouto
01/04/2011, 17:50
de onde estao fazendo down das roms?

marduk
01/04/2011, 17:53
eu to pegando do gametronik as rons de la tão tudo funfanfo beleza, peguei algumas no retor rons mais deu erro, tava faltando arquivos, as do gametronik tão todas certas

PS: Agora so falta alguem fazer um frontend para esse emu!!!!!!!!!

ssj4bq
01/04/2011, 17:55
eu to pegando do gametronik as rons de la tão tudo funfanfo beleza, peguei algumas no retor rons mais deu erro, tava faltando arquivos, as do gametronik tão todas certas

A sim, marduk eu peguei de la tb ue, como vc fez para funcionar as roms, da a dica ai ue, um passo a passo para eu enteder e rodar aqui tb nos tempos de folga.

E quais vc ja testou?

Flw!!!

Skullo -13-
01/04/2011, 17:57
Copie o pront de comando(CMD.exe) pra pasta do emulador descompactado, execute-o e usa os comandos do post inicial.

Testa aí, estou com medo desse 1 de abril de ***** XD

EuF
01/04/2011, 18:07
Agora que vim perceber que o Virtua Fighter 3 (arcade) ainda não foi emulado...

Só! :)

marduk
01/04/2011, 18:08
cara ele ta rodando tudo mais com bastante erro,testei o rom set inteiro mais todos os jogos tão com bastante erro, mais com fps bom!!
O emu so abre por linha de comando, vcs tem que abrir o CMD ou pronpt de command e ir ate o diretorio do emulador, la e nescessario digitar o comando "supermodel.exe nome do jogo" se vc quizer rodar em tela toda e so escrever depois "-fullscreen" e pronto!!!!

Agora que vim perceber que o Virtua Fighter 3 (arcade) ainda não foi emulado...

Só! :)

ta sim so que com muitos erros eu ate ja fechei ele aqui!!!!

Donovan
01/04/2011, 18:31
Caras conseguir fazer rodar o Daytona 2, mas na hora de iniciar o jogo ele dá network board not present e volta pro inicio.

O que eu faço pra entrar no jogo?

EDIT: Consegui arrumar, é só entrar no setup do arcade, game assigments/ link id e colocar single

PS: tá sem som =/

fabiofcouto
01/04/2011, 18:35

o primeiro site que fui pesquisar foi o gametronik, mas nao sei no que to errando que nao acho a opcao Model 3 :(

Link please :D

EDIT:
achei os links, nao sabia que estavam na categoria mame ¬¬

Burnmem
01/04/2011, 19:10
Esse 1º de ABRIL rules kkkkkkk

ssj4bq
02/04/2011, 01:55
Copie o pront de comando(CMD.exe) pra pasta do emulador descompactado, execute-o e usa os comandos do post inicial.

Testa aí, estou com medo desse 1 de abril de ***** XD

A tipo me explicaram isso aqui ue:

"Digite cmd no menu iniciar, mas não de enter, apenas copie o cmd.exe que aparecer e cole na pasta do emulador.
As roms devem ficar na mesma pasta do emulador"

Agora o que eu não entendi é como assim digitar cmd no menu iniciar, tipo seria onde no menu iniciar?

Bom é isso flw e fuiz a todos!!!

jin_kazama
02/04/2011, 02:54
ssj4bq, esse é o prompt de comando do Windows. Localize esse arquivo e copie para a pasta do emulador. Depois arraste o executável desse emulador para cima desse executável que você copiou. Ainda não baixei esse emulador, mas pelo que o pessoal tá falando, deve ser assim para executá-lo...

guiltygear
02/04/2011, 02:57
ssj4bq..
Procura em iniciar > Todos os programas > Acessórios > Command prompt ( é a janela de comando do DOS) > Execute ele. Navegue até a pasta através dele (atraves dos comandos do DOS) e digite "SuperModel.exe -show-fps scudp.zip" por exemplo a tela. XP ou Windows 7, tá no mesmo lugar.
É preciso conhecer um pouco de DOS para isso. Pelo menos o "cd" para entrar nas pastas.

jin_kazama
02/04/2011, 03:14
Também pode criar um arquivo de lote (.bat) para não ficar toda hora digitando o comando do emulador...

guiltygear
02/04/2011, 03:19
Também pode criar um arquivo de lote (.bat) para não ficar toda hora digitando o comando do emulador...
Dica de como se faz? :rolleyes:
Diz ai tio :rolleyes:

jin_kazama
02/04/2011, 04:04
rsrs
É só você criar um arquivo de texto no Bloco de Notas com o comando pulando uma linha no final (isso é importante). Depois renomeie a extensão do arquivo de TXT para BAT.

Nesse caso, você vai criar um arquivo de lote com o seguinte comando:

SuperModel.exe -show-fps scudp.zip

Crie um atalho do arquivo no desktop e seja feliz!

Se quiser editar depois, clique com o botão direito no arquivo e vá em Editar...

guiltygear
02/04/2011, 11:32
Simples e efetivo. Valeu Jin.

DrasgonDigger
02/04/2011, 11:36
No Underground-Gamer tem fullset.

fabiofcouto
02/04/2011, 12:43
pra fazer funfar os jogos, ta mais pratico arrastar o jogo zipado pro executavel, ao inves de ficar digitando essa montuera de coisas :D

Gordo
02/04/2011, 15:58
Fiz esse procedimento de arrastar a ROM para cima do executável e deu certo. Testei com o Virtua Fighter 3. Todavia, ele rodou com um bocado de bugs e meio lerdo... Mas é um grande começo, aguardemos as próximas atualizações.

Pac-Zilla
02/04/2011, 16:04
ainda não vale a pena, so vai valer quando tiver GUI e rodar os jogos com som

Krauser
02/04/2011, 17:06
o Scud Race quais não tem erro pelo pouco que joguei em duas pistas mas, como todos os outros jogos não tem som nenhum.

Donovan
02/04/2011, 22:24
Galera, saiu uma GUI pro emulador:

http://www.emucr.com/2011/04/supermodel-gui-v001a.html

Bem melhor agora :)

Pac-Zilla
02/04/2011, 22:44
como usa essa gui ?

Donovan
02/04/2011, 22:47
como usa essa gui ?

Descompacta e coloca junto com o outro executável, aí depois é só indicar o caminho da roms.

ssj4bq
03/04/2011, 00:52
Descompacta e coloca junto com o outro executável, aí depois é só indicar o caminho da roms.

Eu tentei descompactar e colocar junto ao executavel, ai no caso so acrescentou um arquivo smgui.exe mais que não salva as configurações, tipo eu coloco "set rom dietory" e ele não salva quando eu fecho o gui, outra coisa e que depois de escolhido o diretorio eu tento ir em "configure keys" mais ta desabilitado, e por fim se eu dou dois cliques num jogo ele simplismente aparece uma msg em baixo "10" sei la pq e o jogo não inicia. Tipo o que sera que eu estou fazendo de errado?

FlW!!!

Combone
03/04/2011, 01:23
As mudanças já estão acontecendo :D..

Tool para o emulador,facilita a configuração e uso do emulador...

http://i56.tinypic.com/231gl4.png

Link:
http://www.emucr.com/2011/04/sm3easybox.html

guiltygear
03/04/2011, 01:47
Só falta agora sair um "emu completo". Com essas GUI aparecendo acho que logo teremos uma mais amigável e completa.

ssj4bq
03/04/2011, 02:14
As mudanças já estão acontecendo :D..

Tool para o emulador,facilita a configuração e uso do emulador...

http://i56.tinypic.com/231gl4.png

Link:
http://www.emucr.com/2011/04/sm3easybox.html

Testei colocando o caminho e as roms e não funcionou tb, da esse erro "Emu error"...

Se alguem conseguir por esse ue, de qualquer forma com essas frontend vai melhorar e muito o emu ue.

FlW!!!

guiltygear
03/04/2011, 02:43
Emu error comigo foi devido a rom estar errada. Eu não precisei, mas no Win7 pode ser preciso rodar como administrador a depender da localização. Ah, Karspersky acusa ele, nada perigoso, mas nunca se sabe se isso pode ser uma causa.

ssj4bq
03/04/2011, 03:36
Emu error comigo foi devido a rom estar errada. Eu não precisei, mas no Win7 pode ser preciso rodar como administrador a depender da localização. Ah, Karspersky acusa ele, nada perigoso, mas nunca se sabe se isso pode ser uma causa.

Opa guiltygear vlw pela dica.
Tipo não sei se ajuda, mais eu uso o XP 32 bit e não acusou virus algum + sera que não precisa instala o Net Frame 3.5 da Microsoft não (apesar de eu ja ter o instalado)?
A sim, tentei o supermodel-gui-v001a.html e da erro, eu ate coloquei o erro acima.
Bom mais logo surgiram outros...
Flw e fuiz!!!

Combone
04/04/2011, 13:21
Novidade:

http://www.emucr.com/2011/04/supermodel-xtassy-fe.html

Skullo -13-
04/04/2011, 14:15
Acho que agora ta bom, valeu xD

ogami
06/04/2011, 02:23
olha, ja tinha ate esquecido q esse modelo existia (xD)...
Essa onda de guis me lembra do *tio* zinc =)

eclenaeu
06/04/2011, 03:04
Novidade:

http://www.emucr.com/2011/04/supermodel-xtassy-fe.html

Peguei esse frontend pra testar, gostei da interface, mas no meu ele num abre a rom e da esse log de erro aqui:

Supermodel v0.1a Error Log
--------------------------

Multiple files specified. Using Settings\Administrador\Desktop\Downloads\Emuladore s\Supermodel_0.1a_Win32\supermodel, ignoring and.
Multiple files specified. Using C:\DOCUME~1\ADMINI~1\Desktop\Downloads\Emuladores\ Supermodel_0.1a_Win32\Roms\swtrilgy.zip, ignoring and.
PowerPC frequency: 25000000 Hz
Resolution: 640x480 (windowed)
Frame rate limiting: Enabled
Unable to open and.
Failed to load ROM set.

Alguem sabe o que to fazendo de errado ou os frontends ainda não funcionam mesmo? :O

KingpinZero
06/04/2011, 04:23
Multiple files specified. Using Settings\Administrador\Desktop\Downloads\Emuladore s\Supermodel_0.1a_Win32\supermodel, ignoring and.
Multiple files specified. Using C:\DOCUME~1\ADMINI~1\Desktop\Downloads\Emuladores\ Supermodel_0.1a_Win32\Roms\swtrilgy.zip, ignoring and.

Isnt there a space in the emulator path?
Anyway SuperModel doesnt like Spaces in the folder structure. Try to move the whole folder in a place with no spaces like C:\Model3 and try again.
Also be sure to specify correctly rom paths.
Also that GUI requires that the emulator is named: Supermodel.exe.

eclenaeu
09/04/2011, 03:05

Isnt there a space in the emulator path?
Anyway SuperModel doesnt like Spaces in the folder structure. Try to move the whole folder in a place with no spaces like C:\Model3 and try again.
Also be sure to specify correctly rom paths.
Also that GUI requires that the emulator is named: Supermodel.exe.

Funcionou perfeitamente!, obrigado! :cool:, futuramente espero que tenham como corrigir esse negócio de "distância" no caminho do emulador pra funciona, mas por hora ta show, valew King! :D

dem0
17/04/2011, 16:44
Poxa, só vi esse tópico agora. E agora nem adianta, estou sem pc ¬¬.
Não dá para jogar nem megadrive decentemente neste notebook com celeron 1.8ghz e vga onboard.

PQP.

Donovan
20/04/2011, 22:12
Supermodel WIP (2011/04/19)

It's about time for a progress report. Nik Henson submitted a fantastic rewrite of Supermodel's input system for the next version. The new system is extremely robust -- just about anything (keyboard, mouse, gamepad, etc.) can be assigned to any Model 3 control. Yes, this means racing games are finally playable with steering wheels! Multiple mice are also supported, meaning Lost World can be played with dual lightguns.

Unfortunately, progress on sound has been slow. I've incorporated an earlier version of ElSemi's SCSP core (muchas gracias!) but haven't yet worked out the details of the PowerPC/68K serial link. Work on Supermodel has slowed down considerably due to real life matters but I still manage to put in a few hours each weekend.

In other news, the excellent Emu Loader frontend has added support for Supermodel.

http://www.emucr.com/2011/04/supermodel-wip-20110419.html

------------------------------
Várias novidades na próxima versão, estão tendo um pouco de dificuldades no som.

EuF
21/04/2011, 13:36
O demul 0.5.7 vai rodar muitas destas roms, não é?!

???

dem0
23/04/2011, 18:03
Engraçado que tinha uma época que só eu me interessava por essa emulação, agora fica aí todo mundo babando pelas roms. kkkkkkkkkk

OverDream
12/05/2011, 18:26
Como Ninguém postou,em breve vou Colocar a Roms Fullset da SuperModel 3!

Vai ser em Torrent! 1.3Gb

guiltygear
12/05/2011, 18:40
Como Ninguém postou,em breve vou Colocar a Roms Fullset da SuperModel 3!

Vai ser em Torrent! 1.3Gb
Quem tem o Mame não precisa, só avisando a quem possui as roms já.

OverDream
15/05/2011, 11:08
Valew então!

Showcante
15/05/2011, 11:18
vi esse topico agora, vou dar uma olhada nesse emu.... sera que tem virtua striker sem ser o 1 claro rs
acho massa esse game xD

AnimalBear
07/07/2011, 16:15
Vão ao site dele já há novidades!

http://www.trzy.org/Supermodel/WhatsNew.html

RareHero
13/07/2011, 12:45
Novidades quanto ao som...

Frequentemente, a melhor forma de resolver um problema frustrante é distanciar-se dele por um tempo. Então, você é capaz de olhar para ele, com outros oulhos.
Por semanas, eu venho ficando muito frustrado com minha falta de habilidade em conseguir que a placa de som da Model 3 produzisse algum tipo de som, mesmo mandando comandos MIDI diretamente.
Então, outro dia, enquanto procurava pelo codigo que instrui o processador de som a tocar um som carregado, eu me deparei com um bug no meu velho emulador 68K que nunca havia percebido.
Isso faz as mudanças lógicas se comportarem diferentemente no 68K em arquiteturas X86, quando a contagem de mudanças excede a largura do registrador.
No 68K, o resultado será 0, mas no X86, é indefinido e pode ser possível deixar o registrador inalterado.
Isto vinha causando a falha de um linha de código importante no driver de som do Scud Race.

Alguns dias atrás, Eu e Nik, não só conseguimos fazer a placa de som da M3 gerar som para muitos jogos, descobrimos como o PowerPC e o 68K se comunicam.
Nós até mesmo temos uma build com o som funcionando, apesar de ainda estar falho devido a carga de ter que emular a placa de som.
Nós agora tambem estamos usando o excelente emulador de 68K Musashi, do Karl Stenerud´s, entretanto, ele é mais lento que o Turbo68K, funciona tanto em 64 e 32 Bit.
Ainda restam alguns bugs e problemas de performance a resolver, e a placa MPEG ainda não éstá emulada, portanto, fiquem ligados. Devagarzinho, mas com certeza, nós estamos nessa.

Controles já implementados, agora o som tendo progresso... provavelmente ele vai cozinhar mais um pouco pra lançar com tudo isso.

Espero não estar enganado mas acho que esse vai ficar redondo em tempo recorde.

dem0
13/07/2011, 12:55
Novidades quanto ao som...

Frequentemente, a melhor forma de resolver um problema frustrante é distanciar-se dele por um tempo. Então, você é capaz de olhar para ele, com outros oulhos.
Por semanas, eu venho ficando muito frustrado com minha falta de habilidade em conseguir que a placa de som da Model 3 produzisse algum tipo de som, mesmo mandando comandos MIDI diretamente.
Então, outro dia, enquanto procurava pelo codigo que instrui o processador de som a tocar um som carregado, eu me deparei com um bug no meu velho emulador 68K que nunca havia percebido.
Isso faz as mudanças lógicas se comportarem diferentemente no 68K em arquiteturas X86, quando a contagem de mudanças excede a largura do registrador.
No 68K, o resultado será 0, mas no X86, é indefinido e pode ser possível deixar o registrador inalterado.
Isto vinha causando a falha de um linha de código importante no driver de som do Scud Race.

Alguns dias atrás, Eu e Nik, não só conseguimos fazer a placa de som da M3 gerar som para muitos jogos, descobrimos como o PowerPC e o 68K se comunicam.
Nós até mesmo temos uma build com o som funcionando, apesar de ainda estar falho devido a carga de ter que emular a placa de som.
Nós agora tambem estamos usando o excelente emulador de 68K Musashi, do Karl Stenerud´s, entretanto, ele é mais lento que o Turbo68K, funciona tanto em 64 e 32 Bit.
Ainda restam alguns bugs e problemas de performance a resolver, e a placa MPEG ainda não éstá emulada, portanto, fiquem ligados. Devagarzinho, mas com certeza, nós estamos nessa.

Controles já implementados, agora o som tendo progresso... provavelmente ele vai cozinhar mais um pouco pra lançar com tudo isso.

Espero não estar enganado mas acho que esse vai ficar redondo em tempo recorde.

Demul para que ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Para quem estava reclamando de som, está ai.

RareHero
13/07/2011, 14:03
Nada mais natural que o verdadeiro criador do código consiga a façanha.

xD

Os caras do Demul nada mais fizeram do que pegar o source da Supermodel que tinha sido liberado pelo Bart Simpson, e começaram a trabalhar em cima.

Só que não contavam com o entusiasmo do criador pelo próprio trabalho.

Eles vem tendo progressos..

http://www.speksnk.org/foro/viewtopic.php?f=20&t=73604

Inclusive no som, mas os caras já pararam novamente o desenvolvimento.

=/

Sinceramente, acho que não sai tão cedo, e tem um papo de que estão putos por ter vazado aquele beta 0.5.7, dai quase certo que eles vão repensar o que estão fazendo, na pior das hipoteses, vai pra geladeira um release publico, e só eles vão jogar isso em casa.

:mad:

dem0
13/07/2011, 14:11
Nada mais natural que o verdadeiro criador do código consiga a façanha.

xD

Os caras do Demul nada mais fizeram do que pegar o source da Supermodel que tinha sido liberado pelo Bart Simpson, e começaram a trabalhar em cima.

Só que não contavam com o entusiasmo do criador pelo próprio trabalho.

Eles vem tendo progressos..

http://www.speksnk.org/foro/viewtopic.php?f=20&t=73604

Inclusive no som, mas os caras já pararam novamente o desenvolvimento.

=/

Sinceramente, acho que não sai tão cedo, e tem um papo de que estão putos por ter vazado aquele beta 0.5.7, dai quase certo que eles vão repensar o que estão fazendo, na pior das hipoteses, vai pra geladeira um release publico, e só eles vão jogar isso em casa.

:mad:

Para ficar bom de Perfomance o emulador precisa mesmo é de uma renderização multi-core, pois até então ele só uma um core do seu processador, e mesmo assim consegue 60 fps no Scud Race. Só não consegue no Daytona USA 2 porque o emulador é Alpha do Alpha (posso dizer nesses termos já que só saiu release pública porque o emulador estava a 7 anos na geladeira).

RareHero
22/07/2011, 16:43
July 21, 2011

Spikeout is playable now. I haven't tested it extensively but it seems to be running quite well apart from some lock-ups in attract mode and nasty texture glitches (similar to Virtua Fighter 3 and Star Wars Trilogy) caused by Supermodel's imperfect texture caching.

http://www.trzy.org/Supermodel/Images/WIP/07212011_Spikeout_1.jpg

http://www.trzy.org/Supermodel/Images/WIP/07212011_Spikeout_2.jpg

Because Spikeout relies so heavily on texture offsets, I figured out a way to make them work with model caching. The problem was similar to that of hash table collisions. Each look-up table entry in the model cache, which corresponds to a unique model address, now contains a linked list of model vertices decoded with different texture offsets. This fixes a number of bad textures in different games. Pictured below is Fighting Vipers 2, which previously did not look quite correct.

http://www.trzy.org/Supermodel/Images/WIP/07212011_FVipers2.jpg

Resumo.

Ele conseguiu resolver mais um problema que era relacionado ao modo como o emu trabalha as texturas.

Mtos jogos agora estão apresentando melhoras nesse sentido.

Aos poucos, mas progredindo.

Fonte (http://www.trzy.org/Supermodel/WhatsNew.html)

Giiba@@master@@
15/08/2011, 16:51
What's New?
August 10, 2011

Attention all Spikeout fanatics: Smittdog over at MAMEWorld has located a Spikeout Final Edition PCB for sale at a reasonable price. The current dump is bad and if it isn't re-dumped, emulation will be impossible. The Dumping Union is trying to raise $235 to acquire and dump the game. If you care about Model 3 emulation and can spare a few bucks, I urge you to go here, click the Paypal button, and donate as soon as possible before this opportunity disappears!

Update: Looks like they've reached their objective! Nice work!
August 6, 2011

The site is back up thanks to server space generously donated by Jeremy Rhoten. Check out his web site, EmuMovies.com, which also hosts a number of excellent emulator front ends! I'd also like to thank my former host, drx, for all his support throughout the past few years!
August 1, 2011

A lot of people have been asking me when the next version of Supermodel will be released. The answer is: when it's ready. I'd like to get it out before the end of the month so I can start working on dynamic recompiling CPU cores but I can't guarantee anything given my hectic schedule. There are still some sound bugs to resolve and lots of little loose ends to tie up here and there before a release can be made.

In other news, I got Ski Champ to boot today. Unfortunately, it suffers from the same issues that plague Harley Davidson and The Ocean Hunter, so it's not really playable and I haven't hooked up controls. Nevertheless, it's a small step forward for compatibility!

Esse promete!!!

CandyFace
31/08/2011, 16:31
August 28, 2011

Thanks to the efforts of the Dumping Union, Brian Troha has re-dumped Spikeout Final Edition! It's working in Supermodel.

Version 0.2a is nearing completion. My testers are reporting random sound glitches and crashes, which may delay the release. Hopefully, the source of most of the problems can be pinpointed soon.
August 10, 2011

Uhh i hope to see a new release very soon ^^

RareHero
01/09/2011, 13:11
http://www.youtube.com/watch?v=5Q98fnlBll4

http://www.youtube.com/watch?v=_dOu5KGcetQ

Está chegando!!

:fascinado:

RareHero
09/09/2011, 11:00
Videos, videos e mais videos!!

http://www.youtube.com/watch?v=WS_nYWe425A

http://www.youtube.com/watch?v=zljAXclDduY

http://www.youtube.com/watch?v=TKsIR0kZnHw

http://www.youtube.com/watch?v=D2Mz_fZORiI

http://www.youtube.com/watch?v=uE5RAmZFf8o

http://www.youtube.com/watch?v=gdW11aed9UU

http://www.youtube.com/watch?v=3F_JjIL7eMI

http://www.youtube.com/watch?v=JmvEJqQB4Eg

:edd:

M_ichi-Doraemon
09/09/2011, 12:01
Videos, videos e mais videos!!

http://www.youtube.com/watch?v=zljAXclDduY
:edd:

O 306 é invencível!!!!!!!

...Tá, agora... Mudando o assunto e parando de tietagem... Só tenho uma simples pergunta:

CADÊ O EMULADOR E AS ROMS?

RareHero
11/09/2011, 16:37
@M_ichi-Doraemon

A versão 0.2 ainda está em WIP.

Bart, o criador do emu, prometeu um release possivelmente para daqui 3 semanas.

Já era para ter saido, mas eles conseguiram achar alguns meios de melhorar o código, especificamente com relação aos engasgos no som qd o framerate cai, então adiaram para incluir essas melhorias.

Mas o legal é que o emu já suporta multi-tread, ou seja, graficos e som cada um em um tread dedicado... quem tem uma cpu com mais de 1 core, vai jogar sem perda de desempenho comparado com o primeiro release

Além do som, suporte a controles analogicos e volante, no momento sem FFB, mas já estão trabalhando nisso.

Qt as Roms, nada de especial, as roms de MAME funfam por default.

No planetemu.net ou no gametronik.com tem todas.

flyer
11/09/2011, 17:24
estranho, aki funfo de boa
Shoow, tava esperando tanto esses games

lombano
25/09/2011, 00:14
Pessoal, nova versão e novo site, confiram:

www.supermodel3.com/

Donovan
25/09/2011, 02:09
Saiu uma nova versão:

Supermodel v0.2a

Supermodel v0.2a Changelog:
- New, fully customizable input system. Supports any combination of
keyboards, mice, and analog and digital controllers. [Nik Henson]
- Texture offsets. Fixes models in 'Fighting Vipers 2', 'Virtual On',
cars in the 'Scud Race' and 'Daytona USA 2' selection screens, etc.
- Fixed a 2D palette bug that would cause black pixels to occasionally
turn transparent.
- Added all remaining ROM sets. [krom]
- Got some new games to boot: 'Spikeout', 'Ski Champ', 'Sega Bass
Fishing', 'Dirt Devils', etc.
- Sound support. Special thanks to ElSemi for contributing his SCSP
emulator and Karl Stenerud for allowing us to use his 68K emulator.
- Multi-threading support. Sound and drive board emulation are off-
loaded to separate threads, substantially enhancing performance.
[Nik Henson]
- Z80 emulation based on code by Frank D. Cringle and YAZE-AG by
Andreas Gerlich.
- Digital Sound Board (MPEG music) emulation courtesy of R. Belmont and
the MPEG decoder library by Tomislav Uzelac.
- Improved ROM loader. It should no longer be as easily confused by
combined ROM sets as long as unused files are removed.
- Configuration file now supports more settings and allows game-
specific customization.
- Added light gun crosshairs ('The Lost World'), enabled by default in
full screen mode and selectable by pressing Alt-I.
- Drive board and force feedback emulation for 'Scud Race', 'Daytona
USA 2', and 'Sega Rally 2'. [Nik Henson]
- Viewable display area properly clipped. Ghost artifacts no longer
appear in border regions when the resolution exceeds the display
area.
- Changed gear shifting: added a dedicated neutral gear and sequential
shifting.
- Console-based debugger (not enabled by default, must be
enabled during compile-time). [Nik Henson]
- Source code and Makefile cleanup.

Download:

http://www.emucr.com/2011/09/supermodel-v02a.html

ssj4bq
25/09/2011, 03:04
UHU... acabei de testar aqui, agora tem som.

Mais ainda achei um pouco lento e não entendi como faz para usar sei la Multi Thread la que fala no Changelog.

A sim, esperando sair um frontend para isso logo.

No mais é isso flw e fuiz!!!

Donovan
25/09/2011, 03:20
UHU... acabei de testar aqui, agora tem som.

Mais ainda achei um pouco lento e não entendi como faz para usar sei la Multi Thread la que fala no Changelog.

A sim, esperando sair um frontend para isso logo.

No mais é isso flw e fuiz!!!

Tbm quero saber com usar essa opção (multithread), e estou usando um frontend antigo aqui...

Bom que agora tem som.

RareHero
25/09/2011, 10:38
@Donovan

Não precisa se preocupar em ativar a opção MT pois ela já está ativada por default.

Qt a um FE... dá pra ir quebrando um galho com os da primeira versão.

to usando o easybox pra dar launch.

mas pra configurar os controles, ainda tem que ser na unha mesmo..

prompt de cmd... supermodel -config-inputs

vai abrir uma janelinha em branco, dai na janela principal do prompt é só dar enter em cada comando e em seguida configuar os botões no seu controle da forma que desejar.

testado com o controle do 360 e tanto os analogico qt os gatilhos funfando de boa.

O user Groni do forum oficial já disse que está finalizando o primeiro FE e logo vai disponibilizar.

http://www.supermodel3.com/Forum/index.php

pra ajustar o som, só usar as teclas F9 até F12 enquanto o jogo rola.

santana
25/09/2011, 11:05
Então galera, nesse emulador estou tendo esse problema da foto abaixo...

http://img40.imageshack.us/img40/727/semttulo1svx.jpg

Alguem sabe como resolver? No aguardo da ajuda.

ssj4bq
25/09/2011, 14:06
Tbm quero saber com usar essa opção (multithread), e estou usando um frontend antigo aqui...

Bom que agora tem som.

@Donovan

Não precisa se preocupar em ativar a opção MT pois ela já está ativada por default.

Qt a um FE... dá pra ir quebrando um galho com os da primeira versão.

to usando o easybox pra dar launch.

mas pra configurar os controles, ainda tem que ser na unha mesmo..

prompt de cmd... supermodel -config-inputs

vai abrir uma janelinha em branco, dai na janela principal do prompt é só dar enter em cada comando e em seguida configuar os botões no seu controle da forma que desejar.

testado com o controle do 360 e tanto os analogico qt os gatilhos funfando de boa.

O user Groni do forum oficial já disse que está finalizando o primeiro FE e logo vai disponibilizar.

http://www.supermodel3.com/Forum/index.php

pra ajustar o som, só usar as teclas F9 até F12 enquanto o jogo rola.

Então aqui testei o emulador no XTASSY FE, tinha esquecido de falar.

Mais achei meio lento, se esta ja com o MT por default aqui não passava de 30 os jogos que testei, VF 3, Scud Race e 24 Horas Le Mans.

Achei estranho, esses jogos devem correr a 60 FPs pq me pareceu um pouco lento, a sim, em resolução maior que 640 x 480 eu notei perda de FPs.

Mais vou esperar esse novo Frontend oficial mesmo do user Groni para tirar minhas conclusões melhor.

Flw e fuiz!!!

LoL_Man
25/09/2011, 14:10
Então galera, nesse emulador estou tendo esse problema da foto abaixo...

http://img40.imageshack.us/img40/727/semttulo1svx.jpg

Alguem sabe como resolver? No aguardo da ajuda.

Parece que sua placa de video não suporta opengl 2.0

Dissection
25/09/2011, 14:23
qual a recomendação minima para se rodar esse emulador satisfatoriamente?

albert
25/09/2011, 14:25
Quem tiver ou saiba onde posso achar poderia up essa 2 roms pra mim só me faltam elas por que não achei.
Boat Race GP
The Lost World Special

M_ichi-Doraemon
25/09/2011, 18:06
Opa! Tô gostando das notícias, mas por favor, atualizem os links com as versões mais novas, tanto do emulador quanto a do frontend.

RareHero
25/09/2011, 18:18
Quem tiver ou saiba onde posso achar poderia up essa 2 roms pra mim só me faltam elas por que não achei.
Boat Race GP
The Lost World Special

Vc não vai encontrar esses em lugar algum justamente por ainda não terem sido devidamente dumpados.

xD

Saiu o novo loader

http://www.supermodel3.com/Forum/viewtopic.php?f=3&t=18

Link Download

http://www.mediafire.com/?etrx8za93bxxddd

Seria uma boa o criador do tópico atualizar o primeiro post com a nova versão e o loader do Groni.

Qt a specs para o emu....

No atual momento, pra rodar em 60fps constantes, é necessário um processador de ao menos 3.0 Ghz, de preferencia dual core e uma GPU pelo menos de 2 anos para cá.

Infelizmente o emu ainda funciona em modo interpreter, por isso esse desempenho baixo. Para a próxima versão, o criador pretende implementar um dynamic recompiler(Dynarec) o que vai tornar o emu mais leve.

Outro fator... o emu está setado com a frequencia do PPC em 50Mhz, que é adequada a maior parte dos jogos, mas aqui por ex, estou usando a frequencia em 40Mhz que foi a com melhor desempenho usando meu rig.

Aqui tb estou sofrendo, principalmente com o Daytona 2 que não passa de 50fps.

x/

Qt aos problemas de OGL.... ou a GPU não suporta a versão, ou então é algum problema de driver. Tente atualizar o driver.

Donovan
25/09/2011, 18:58
Muito bom esse frontend, Daytona 2 aqui dá no máximo 30fps XD

ssj4bq
25/09/2011, 19:38
Muito bom esse frontend, Daytona 2 aqui dá no máximo 30fps XD

Aqui esse frontend não abriu, na hora que aperto Enter no jogo escolhido ele abre uma tela do Adobe, sera pq?

Qual arquivo ele estaria abrindo pra eu tentar tirar essa dependencia de Adobe?

Flw!!!

Donovan
25/09/2011, 19:59
Aqui esse frontend não abriu, na hora que aperto Enter no jogo escolhido ele abre uma tela do Adobe, sera pq?

Qual arquivo ele estaria abrindo pra eu tentar tirar essa dependencia de Adobe?

Flw!!!

Cara, eu executo ele e abre normal aqui, muito estranho isso dai...não sei como resolver esse problema.

ssj4bq
25/09/2011, 20:17
Cara, eu executo ele e abre normal aqui, muito estranho isso dai...não sei como resolver esse problema.

É esse arquivo que abre, eu alterei o arquivo que ele abria em "abrir com":

startup.js

"var WindowStyle_Hidden = 0;var objShell = WScript.CreateObject("WScript.Shell");var result = objShell.Run("load.bat /c abc.bat", WindowStyle_Hidden)"

Essa pe a função dele, engraçado que ele aparece e desaparece do nada, mais aqui quando ele aparece ele abre o arquivo no bloco de notas ou mesmo no world.

Alguem poderia me ajudar a passar ele para não abrir?

Flw e fuiz!!!

flyer
11/10/2011, 18:14
muda pelo registro, aki deu certo. Agora tá abrindo normal sem o adobe, facin
Flw

ssj4bq
26/10/2011, 13:41
muda pelo registro, aki deu certo. Agora tá abrindo normal sem o adobe, facin
Flw

Me explica como faz isso que eu faço aqui ue.

FlW!!!

Super Macro World
05/02/2012, 12:29
Apesar do tópico estar "morto". Queria saber se alguem poderia me ajudar.
Não estou conseguindo rodar nenhum jogo. Na hora em que arrasto a Rom do jogo para o exe ele carrega mas depois sai sozinho sem nem começar o jogo. Esse fato gerou um arquivo Error no bloco de notas e este arquivo aparece escrito o seguinte:

" Supermodel v0.2a Error Log
--------------------------

Started as:
argv[0] = D:\Jogos\Model 3\Nova pasta\Supermodel.exe
argv[1] = D:\Jogos\Model 3\Nova pasta\scud.zip

OpenGL information:
Vendor: Microsoft Corporation
Renderer: GDI Generic
Version: 1.1.0
Shading Language Version: (null)
Maximum Vertex Array Size: 256 vertices
Maximum Texture Size: 1024 texels
Maximum Vertex Attributes: 1024
Maximum Vertex Uniforms: 1024

Program settings:
XResolution = 496
YResolution = 384
FullScreen = 0
Throttle = 1
ShowFrameRate = 0
InputSystem = dinput
FlipStereo = 0
DirectInputConstForceMax = 100
DirectInputSelfCenterMax = 100
DirectInputFrictionMax = 100
DirectInputVibrateMax = 100
XInputConstForceThreshold = 30
XInputConstForceMax = 100
XInputVibrateMax = 100
MultiThreaded = 1
PowerPCFrequency = 50
EmulateSound = 1
EmulateDSB = 1
SoundVolume = 100
MusicVolume = 100
ForceFeedback = 0
VertexShader =
FragmentShader =

Audio device information:
Frequency: 44100
Channels: 2
Sample Format: 32784

OpenGL 2.x does not appear to be present. Unable to proceed.
Program terminated due to an error. "

O que seria isso? Como resolver?

Obrigado.

Sturm
29/03/2012, 20:44
Pessoal, vcs que são os macacos velhos da emulação, pq não fazem um pequeno pacote, sem roms, com todos os arquivos necessários para o Supermodel 3 rodar "redondo" os jogos? Aí era só publicar um torrent na página principal! Algo que reunisse, por exemplo...

O emulador do SM3
- http://www.supermodel3.com/
Os arquivos necessários para rodar as roms
- OpenGL and the SDL library, for example
A melhor GUI
- http://www.fastools.com.ar/sui/

RareHero
01/04/2012, 19:01
@Super Macro World

Qual é sua VGA?

Essa msg de erro indica que você está com os drivers de OpenGL desatualizados. O emulador só funciona com drivers compatíveis com OpenGL a partir da versão 2.1. Se sua VGA for muito antiga, talvez não vá funfar.

@Sturm

Cara, não tem muito segredo... não precisa de nada disso que vc falou. O SDL llibrary é necessário somente para a versão Mac OS X. OpenGL, é a API que o emulador necessita, somente é necessário ter os drivers de Video de sua VGA atualizados, e claro, tem que ser compatível pelo menos com a versão 2.1 do OGL. De forma simples... somente baixe o emulador, descompacte,tenha as roms em formato .zip na pasta raiz do emulador, ou então use esse GUI que dá para configuar as pastas das roms, controles e etc, nada mais é necessário.

Estou usando a nova rev 261 que arrumou alguns defeitos gráficos em alguns jogos. desde a a rev svn251, o emulador já possui uma nova optimização que acelera a velocidade da emulação usando recursos de multi-thread da GPU, além de ter opção de jogar em widescreen e uma nova opção de sound balance para configurar o volume em jogos que usam mais de 2 saidas de audio. Daytona USA 2 necessita dessa opção para escutar a voz do chef de equipe de forma clara e sem distorção.

http://www.emucr.com/2012/04/supermodel-svn-r261.html

No caso, testei esse GUI mas a opção de configurar os controles chega a ser mais complicada do que usando o prompt de comando, então ainda prefiro usar arquivos .bat, pois acho mais fácil para lançar o jogo e configurar opções.

para lançar o jogo a partir de um arquivo bat:

Abra o bloco de notas e cole esse exemplo a seguir:

start /high supermodel.exe dayto2pe.zip -res=1680,1050 -fullscreen -wide-screen -show-fps -input-system=xinput -force-feedback -balance=-40 -sound-volume=150 -music-volume=160

Depois, salvar como, e salve com o nome do jogo mais a extenção ".bat "

Ex. Daytona USA 2 Power Edition.bat

No caso desse exemplo, o jogo é Daytona USA 2 Power Edition, então em outros jogos, somente troque pelo nome da rom que deseja. Tb estou usando o controle do Xbox 360, portanto uso -input-system=xinput, caso não use esse controle, use -input-system=dinput.

A opção -balance é para setar o nivel de volume dos falantes:

-balance=-40 -------- aumenta em 40% o volume nos falantes traseiros
-balance=40 -------- aumenta em 40% o volume nos falantes frontais.

-sound-volume e -music-volume irão setar respectivamente o volume da placa de som/efeitos sonoros e a placa de audio/MPEG para musica e outros efeitos.

Sturm
08/04/2012, 13:39
Obrigado pela excelente resposta, RareHero! Muito esclarecedor! Se vc me permitir colocar uma outra dúvida (cheguei a perguntar isso para o próprio Bart, mas vc sabe como os desenvolvedores de emuladores se melindram com esse tipo de questionamento que, na verdade, deve encher o saco com o passar do tempo, rsrsrs): qual a sua impressão sobre a viabilidade do Supermodel incorporar a emulação dos jogos da placa Model 2, uma vez que o emulador do ElSemi está morto e mantém seu código fechado? Viável? Provável? Desnecessário? De qq forma, o Bart já avisou que não terá tempo algum neste semestre...
Agradeço mais uma vez pela atenção! :)

Sturm
14/04/2012, 19:23
Outra questão: Tenho o Supermodel rev 261 e ele tem roda um pouco lento, mesmo na resolução mais baixa. Não sei o quanto esse emulador é pesado, mas acho que ele deveria rodar melhor na minha máquina, que apesar de não ser atual, não é nenhum dinossauro. Tenho um Pentium Dual-Core E2200, 2Gb de RAM e uma MSI NVIDIA 210 de 1GB (OpenGL 3.3) rodando num Windows XP SP3. É normal isso?

RareHero
30/04/2012, 23:34
@Sturm

fala ai cara, então...

Já tinha visto que o ElSemi meio que deixou o projeto do Model 2 emu " congelado ", pois foi trabalhar para a Sega, inclusive, o port de Sonic CD para PC, é trabalho dele...

O que acontece, é que o código do emulador da Model 2 é inteiramente baseado em DX9, e o Supermodel, por escolha do Bart, está sendo baseado em Open GL, justamente por ser uma API universal que propicia uma compatibilidade mais vasta, tanto com Linux, Mac OS X e Windows.

Acredito que isso não venha a ocorrer devido a diversos fatores... O emulador da Model 2 já se encontra em um estado praticamente perfeito, tanto de compatibilidade de titulos emulados, quanto das features e emulação dos diversos aspectos intrinsicos ao HW, como som, video, input etc...

Por ser já um emulador sólido e já evoluido e o ElSemi na condição atual de sua vida, dificilmente ele se daria ao trabalho de portar o codigo de um emulador já maduro e estável, para uma realidade de um emulador, no caso o Supermodel, que ainda está em WIP e segundo o Bart precisa de uma engine gráfica totalmente repensada e feita do Zero para encarar o restante do projeto.

O ElSemi inclusive, ajudou no projeto do Supermodel com relação ao código da emulação da placa MPEG que processa as musicas e outros efeitos, tanto na Model 2, quanto na Model 3... mas acho que fica nisso.

Quanto a duvida sobre o desempenho...

Sim, infelizmente, o emulador em seu estágio atual, mesmo com as recentes melhorias com relação a Multi Thread na GPU, ainda é pesado, pois o código da CPU, no caso o PPC Core, é o mesmo dos tempos da primeira versão dos idos de 2003, e o Bart somente trabalhou em cima do que já tinha... ainda não possui um Dynamic Recompiler (Dynarec) e tudo ainda é no raw interpreter, ainda por cima com alguns hacks feitos meio que como quebra galho.

Vc precisa de ao menos um Dual Core com 3.0/3.5 Ghz para ter full speed em jogos como Scud Race e Daytona USA 2, mas o Bart pretende uma nova engine, tanto para o PPC core, quanto para o video, e isso vai tanto aumentar a velocidade da emulação, quanto vai melhorar outros aspectos de compatibilidade e efeitos gráficos ausentes no estágio atual da emulação

Recomendo a rev 251 e tenta brincar diminuindo a opção de ppc frequency em alguns jogos... Scud Race com PPC entre 40 e 35 para dar um exemplo.

Deprofundys
05/05/2013, 01:05
Olá, perdão por desenterrar esse topico.

Se fosse possivel, gostaria de sbaer se alguem aqui ja passou por isso e sabe resolver:

Um amigo meu de infancia jogava muito o Daytona 2 nos Arcades,
e de repente começamos a relembrar e quis fazer uma surpresa para ele e dar um Disco
com o Daytona 2 e o Scud Race ja tudo configurado para ele jogar diretamente da gravadora memso.

Fiz tudo nos conformes que vi por aqui mesmo:

"supermodel daytona2.zip -res=1920,1080 -wide-screen -fullscreen -input-system=dinput -multi-texture -show-fps -gpu-multi-threaded"

Testei os controles e tal antes de queimar a midia e ir levar para ele.

Só que quando coloquei la. Os controles nao respondem!
Perdi um pouco da alegria mas ai copiei o conteudo para o HD
e funcionou normalmente! UFA!

Alguem saberia explicar pq rodando do disco os controles nao funcionam com esse emulador???

Desde já agradeço!

Jef
04/02/2014, 18:16
Olá!

Gostaria de saber se um pc com processasor AMD athlon II X2 (equivalente ao dual-core da intel) com 8GB de RAM e 512 mega de vídeo onboard consegue rodar esse emulador (mesmo sendo na configuração mínima) sem travar. Pois estou meio receoso de baixar e dar xabu pq meu pc talvez não aguente o tranco '-'
Procurei no site oficial e não encontrei nada referente a configuração mínima do pc para rodá-lo.
Se alguém puder me informar, fico agradecido.

ssj4bq
04/02/2014, 18:21
Mais esse emulador que eu saiba ja existe a um tempão, ou seria released novo esse ai?

Flw.

AndrinhoD
08/09/2014, 22:57
E o sega model e ou não pois se for eu tenho o sega model 2 mais não sei se e completo se tem todos os jogos.