Bem vindo ao nosso forum ! É seu primeiro acesso?
Registro
Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Beginner Fighter
    Inicio
    Jan 2021
    Posts
    12

    Question Qual o jogo de luta mais complexo?

    Jogo por prazer e minhas preferências passam por coisas subjetivas como estética e a empresa que desenvolve.

    Porém com os E-Sports conquistando espaço até em canais esportivos tradicionais, começei a procurar pelas competições de jogos de luta, que até agora não vi passar na tv e tomei conhecimento da EVO e da cena competitiva em geral com essa infinidade de jargões e jogos que até já tinha ouvido falar, mas nunca joguei.

    Queria saber da galera experiente quais são os jogos mais complexos, o jogos de nível competitivo mais alto e por quais razões. E outra: A complexidade varia de acordo com a versão? Seria o KOF 2002 um nível acima de um KOF XII por ex?

    Já ouvi dizer que Tekken e Guilty Gear particularmente são jogos de nível muito elevado, e que Street Fighter e Mortal são o contrário (os caras do Tekken entram nas competições de Street e se dão bem segundo falam). KOF estaria no meio hoje em dia. O engraçado é que alguns colocam o Smash Bros como "complicado", porém outros dizem que não é um jogo sério.

    Onde ficariam o DOA, Soul Calibur, Samurai Shodown, Injustice e Virtua Fighter?

  2. #2
    Beginner Fighter
    Inicio
    Dec 2020
    Posts
    10

    Re: Qual o jogo de luta mais complexo?

    Pra mim qualquer jogo que tenha combos infinitos já é bastante complexo, prefiro jogos mais calmos.

  3. #3
    Beginner Fighter
    Inicio
    Jan 2021
    Posts
    12

    Re: Qual o jogo de luta mais complexo?

    Citação Postado originalmente por Wolvie Ver Post
    Pra mim qualquer jogo que tenha combos infinitos já é bastante complexo, prefiro jogos mais calmos.
    Aí que tá. Nos da Capcom não vejo combos infinitos, agora no MK que é considerado um jogo "básico" como um SF rolava uns combos ridículos antes de entrar no 3D pelo menos (MK3, UMK). Vários combos bizarros.

    Bem que eu queria fazer esses combos insanos aí.

  4. #4
    Beginner Fighter
    Inicio
    Dec 2020
    Idade
    39
    Posts
    1

    Re: Qual o jogo de luta mais complexo?

    Acho que a resposta éstá no seu próprio texto "O engraçado é que alguns colocam o Smash Bros como "complicado", porém outros dizem que não é um jogo sério."

    Isso vai muito de como 'sua mente' entende e 'se acostuma' com cada jogo, vc pode pegar um Marvel vs Capcom e seus combos 'infinitos' numa sequencia amalucada de comandos e chains e achar tudo muito fácil... e ver Smash Bros., que tem 'pra cima e soco' e 'pra baixo e chute' e não conseguir enteder nada. É tudo muito particular de cada um e de cada jogo... dizer que um jogo é mais complexo que outro é como pegar alguém que ama Forza/Gran Turismo, que sabe configurar 'finamente' todos os carros e colocar pra jogar um J-RPG e nem saber como funciona um sistema de turnos...

  5. #5
    Beginner Fighter
    Inicio
    Jan 2021
    Posts
    12

    Re: Qual o jogo de luta mais complexo?

    Citação Postado originalmente por pequenomestrex Ver Post
    Acho que a resposta éstá no seu próprio texto "O engraçado é que alguns colocam o Smash Bros como "complicado", porém outros dizem que não é um jogo sério."

    Isso vai muito de como 'sua mente' entende e 'se acostuma' com cada jogo, vc pode pegar um Marvel vs Capcom e seus combos 'infinitos' numa sequencia amalucada de comandos e chains e achar tudo muito fácil... e ver Smash Bros., que tem 'pra cima e soco' e 'pra baixo e chute' e não conseguir enteder nada. É tudo muito particular de cada um e de cada jogo... dizer que um jogo é mais complexo que outro é como pegar alguém que ama Forza/Gran Turismo, que sabe configurar 'finamente' todos os carros e colocar pra jogar um J-RPG e nem saber como funciona um sistema de turnos...
    Esse caso do Smash foi porque alguns torneios por aí não incluiam ele nos campeonatos de jogos de luta, por exemplo no JP. Alguns acho que ainda não incluem.

    Complexo foi um equívoco meu. "Avançado" é melhor. No rol de jogos de luta, Tekken já vi por aí ser considerado o mais avançado dos 3D, e GG nos 2D (por alguma razão BlazBlue é considerado menos avançado apesar de ser tido como sucessor do GG).

    Em uma analogia como a de que xadrez é mais avançado que damas, e que segundo já vi uma galera falar por aí que o pessoal do Tekken se sai bem no SF mas o contrário não rola.

    Em relação ao Forza/ Gran Turismo, seria interessante testá-los num Mario Kart ou Crash Team Racing. Um jogador de J-RPG em um RPG de ação.

    Veja bem galera não estou desmerecendo nenhum game ou gênero de game, apenas tentando ver pela perspectiva dos competidores, que agora com essa onda dos E-Sports chamou atenção, mas que no Brasil por ex praticamente só tem entrevistas e matérias com jogadores de MOBAs coreanos ou CS.

  6. #6

    Re: Qual o jogo de luta mais complexo?

    Olha, juro que não compreendo bem o que vocês estão discutindo sobre jogos "avançados" ou "complexos". Mas se for por execução dos movimentos ou golpes lembrei-me de um chart aqui que lista uns jogos aqui.

    Eu mesmo dei uma ajeitada porque KOFXIV não é tão bizarro assim e os gringos devem ter medo de jogar com 3 personagens sem poder trocar na hora


    Sobre Smash Bros. ser ou não jogo de luta se dá mais pelo seu público e jogadores "não se misturarem" como os outros. Enquanto Guilty Gear, KOF e tantos outros são derivados do Street Fighter 2, os 3D são todos filhos do Virtua Fighter e os da Netherealm têm seu próprio estilo, todos têm suas origens nos fliperamas enquanto Smash surgiu nos consoles. Mas diria que os da NRS estão mais "separados" dos "filhos de SF2 e VF". Só que a história coloca os Mortal Kombat ali por mais que o público do MK11 seja tão diferente dos demais.

    Mas os princípios do Smash Bros. são bem diferentes dos tradicionais sendo baseado em cenários com plataformas, objetivo de isolar o oponente em vez de barras de vida e etc. Seria como categorizar os Narutos e UFCs da vida como jogos de luta juntos também.

    Sobre e-sports, eu não poderia me importar menos.

  7. #7
    Beginner Fighter
    Inicio
    Jan 2021
    Posts
    12

    Re: Qual o jogo de luta mais complexo?

    Citação Postado originalmente por KensouADV Ver Post
    Olha, juro que não compreendo bem o que vocês estão discutindo sobre jogos "avançados" ou "complexos". Mas se for por execução dos movimentos ou golpes lembrei-me de um chart aqui que lista uns jogos aqui.

    Eu mesmo dei uma ajeitada porque KOFXIV não é tão bizarro assim e os gringos devem ter medo de jogar com 3 personagens sem poder trocar na hora


    Sobre Smash Bros. ser ou não jogo de luta se dá mais pelo seu público e jogadores "não se misturarem" como os outros. Enquanto Guilty Gear, KOF e tantos outros são derivados do Street Fighter 2, os 3D são todos filhos do Virtua Fighter e os da Netherealm têm seu próprio estilo, todos têm suas origens nos fliperamas enquanto Smash surgiu nos consoles. Mas diria que os da NRS estão mais "separados" dos "filhos de SF2 e VF". Só que a história coloca os Mortal Kombat ali por mais que o público do MK11 seja tão diferente dos demais.

    Mas os princípios do Smash Bros. são bem diferentes dos tradicionais sendo baseado em cenários com plataformas, objetivo de isolar o oponente em vez de barras de vida e etc. Seria como categorizar os Narutos e UFCs da vida como jogos de luta juntos também.

    Sobre e-sports, eu não poderia me importar menos.
    Valeu pelo chart, Kensou. Ele condiz com a "reputação" do Tekken e Guilty, apesar desse KOF aí ser considerado mais difícil que eles, e perdendo pro VF. Interessante.

    Sobre o Smash tem um fator que dizem ser um problema sério: Lesão nas mãos de tanto apertar os botões repetidamente. O trabalho mecânico que é feito pra jogar acaba machucando.

    No caso de e-sports, é legal pegar pra ver o pessoal disputando esses jogos em torneios.

  8. #8

    Re: Qual o jogo de luta mais complexo?

    Citação Postado originalmente por clark_ Ver Post
    Valeu pelo chart, Kensou. Ele condiz com a "reputação" do Tekken e Guilty, apesar desse KOF aí ser considerado mais difícil que eles, e perdendo pro VF. Interessante.

    Sobre o Smash tem um fator que dizem ser um problema sério: Lesão nas mãos de tanto apertar os botões repetidamente. O trabalho mecânico que é feito pra jogar acaba machucando.

    No caso de e-sports, é legal pegar pra ver o pessoal disputando esses jogos em torneios.
    Que "reputação" de Tekken quando todos os Virtua Fighters são mais "complicados" que ele? E entre o Xrd/Tekken7 e o AC+R dá pra colocar a maioria dos KOFs 2D bem como Arcana Heart, Samurai Vspecial, 3rdStrike, Soulcalibur II e trocentos jogos anime e de fliperama dos anos 90 e 2000 aí.

    Mas digo que esse tópico parece querer classificar "difícil = bom" e isso é uma grande bobagem. Virtua Fighter 5 mesmo foi feito focando em simplificar as coisas (como golpe específico contra mirror no VF4) e isso é mentalidade atual dos desenvolvedores. E também que esse gráfico é focado na execução pra fazer as coisas. Nem leva em consideração os sistemas ou outras coisas. VF5 e Soulcalibur VI podem ser bem mais fáceis e intuitivos de começar a jogar comparado a MK11 ou SFV. KOF'98 é tão amado por muitos com um sistema bem simples mas execução mais complicado que o KOFXIV mesmo tendo os mesmos movimentos na lista de comandos.


    Qualquer jogo ou atividade pode gerar LER. Por isso tantos preferem hitbox pra não destruir o pulso da mão esquerda nos controles de fliperama.

    Já sobre os torneios, eu só ligo pra ver coisas que podem ser úteis pra quando eu jogar. E o formato mesmo valoriza demais momento em vez de qualidade pra uma atividade que são só pessoas apertando botões. Lembro do primeiro torneio da SNK de KOFXIV que o sulamericano ganhou de todo mundo no dia anterior quando os competidores jogaram entre si mas aí na primeira luta oficial da competição quando ligaram a câmera, ele perdeu e foi eliminado direto.

  9. #9
    Beginner Fighter
    Inicio
    Jan 2021
    Posts
    12

    Re: Qual o jogo de luta mais complexo?

    Citação Postado originalmente por KensouADV Ver Post
    Que "reputação" de Tekken quando todos os Virtua Fighters são mais "complicados" que ele? E entre o Xrd/Tekken7 e o AC+R dá pra colocar a maioria dos KOFs 2D bem como Arcana Heart, Samurai Vspecial, 3rdStrike, Soulcalibur II e trocentos jogos anime e de fliperama dos anos 90 e 2000 aí.

    Mas digo que esse tópico parece querer classificar "difícil = bom" e isso é uma grande bobagem. Virtua Fighter 5 mesmo foi feito focando em simplificar as coisas (como golpe específico contra mirror no VF4) e isso é mentalidade atual dos desenvolvedores. E também que esse gráfico é focado na execução pra fazer as coisas. Nem leva em consideração os sistemas ou outras coisas. VF5 e Soulcalibur VI podem ser bem mais fáceis e intuitivos de começar a jogar comparado a MK11 ou SFV. KOF'98 é tão amado por muitos com um sistema bem simples mas execução mais complicado que o KOFXIV mesmo tendo os mesmos movimentos na lista de comandos.


    Qualquer jogo ou atividade pode gerar LER. Por isso tantos preferem hitbox pra não destruir o pulso da mão esquerda nos controles de fliperama.

    Já sobre os torneios, eu só ligo pra ver coisas que podem ser úteis pra quando eu jogar. E o formato mesmo valoriza demais momento em vez de qualidade pra uma atividade que são só pessoas apertando botões. Lembro do primeiro torneio da SNK de KOFXIV que o sulamericano ganhou de todo mundo no dia anterior quando os competidores jogaram entre si mas aí na primeira luta oficial da competição quando ligaram a câmera, ele perdeu e foi eliminado direto.
    Entre Tekken e VF os que classificam Tekken como mais complicado afirmam que mesmo assim o VF é mais complicado em outros quesitos, porém menos.

    Sobre classificar "difícil=bom", eu entendo que muita gente pode achar isso, mas não é o caso aqui.
    Pra mim os melhores jogos de luta são os Street Fighter II, e os SF Alpha/ Zero.

    Sobre os torneios foi legal vc falar isso porque não conheço a cena e os bons jogadores.

Tópicos Similares

  1. DNF Duel - Mais um jogo da minha Arc System Works linda
    Por Zappa. no fórum Jogos de Luta
    Respostas: 3
    Último Post: 18/12/2021, 06:09
  2. Qual a sessão do fórum que você mais gosta?
    Por cis_negro no fórum Assuntos Gerais
    Respostas: 28
    Último Post: 13/09/2021, 12:09
  3. Respostas: 2477
    Último Post: 19/02/2021, 02:58
  4. Respostas: 2
    Último Post: 22/09/2019, 14:25
  5. Respostas: 9
    Último Post: 30/12/2018, 15:40

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •