salve salve rapaziada, tudo tranquilo?

O negócio é o seguinte... tenho um headset asus strix 7.1...

Tenho o biohazard 2 e 3 (ambos versões de pc SOURCENEXT) e por algum motivo DO NADA o áudio do jogo só sai se o 7.1 do controlador do headset estiver ativo.

Com o 7.1 ativado o áudio dos jogos funcionam 100%, porém se eu desativar o 7.1 não escuto os sons de caminhar do personagem, dos tiros, apenas funciona a música de background (cenário)

Esse problema não está acontecendo com jogos de pc (novos / recentes) testei com 8 jogos e com o 7.1 funcionando normal, e com ele desligado TAMBÉM!

Emuladores não estão sendo afetados pelo 7.1 ligado / desligado.

Testei Biohazard 2, 3, Mega Man X8, Dino Crisis 1, 2, e todos esses jogos mais antigos estão com esse problema.

Usei os driver's padrão do support do site (uso notebook), já atualizei os driver's (o problema persiste) usei um drive totalmente desatualizado e também NADA!

O estranho é que... quando eu formato o note, eu normalmente desabilito o dispositivo padrão (Realtek) e deixo o áudio só pra sair no headset e ANTES mesmo com o 7.1 desativado esses jogos estavam funcionando normalmente.

Eu fui no site da asus, e fiz os updates do firmware do headset (pra ver SE resolvia) e não resolveu.

No dispositivo de reprodução... se eu for em configurar (no headset) onde aparece a opção de Canais de Áudio a ÚNICA opção disponível é o Surround 7.1 pode ser uma pergunta meio NOOB... mas não deveria aparecer os outros canais... tipo Estéreo... Mono... 5.1 e tal...?

Também fiz alterações naquela MIXAGEM ESTÉREO e nada... se o 7.1 estiver ativo... o som desses jogos mais antigos não é reproduzido em 100%

Tô sem saber o que pode ser, se alguém tem uma idéia, PLEASE!