Bem vindo ao nosso forum ! É seu primeiro acesso?
Registro
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 31
    Furious Fighter Avatar de Kojiro
    Inicio
    Oct 2010

Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

O objetivo do tutorial é ensinar a retranscodificar um Sega Saturn modelos da Tectoy que foram transcodificados para PAL-M, onde fez a imagem do console ficar uma grande bosta.
    Outros modelos de Sega Saturn como VA15 ja existem tutoriais na internet a respeito, porém sobre o VA13 existe muito pouco então segue um tutorial simples.

Vamos começar com a apresentação do modelo da placa:

Modelo da Placa: VA13:

Primeiramente Vamos remover o jumper do Jp2 e coloca-lo no Jp1 (Parte de baixo da placa).

Trocaremos agora o Cristal 14.302mhz (x1) por um cristal de 14.318mhz (Parte de cima da placa).

Trocaremos o Cristal x5 para um de 20mhz (Parte de cima da placa).

Para Finalizar colocaremos um Resistor 2k2 em R142 e ligaremos a perna 7 do IC21 a perna 12 com um jumper.

Após seguir todos os passos, seu Saturn Tetctoy VA13 provavelmente estará em NTSC com uma imagem mais definida, menos serrilhada e manchada.
    Combine isso a um scaler com conversão de scart para hdmi e veja a imagem mais linda que ele pode te oferecer.

DOWNLOAD DO TUTORIAL
    Última edição por Kojiro; 31/08/2019 às 00:32. Razão: Att tutorial

Inicio
    Oct 2010

Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

Citação Postado originalmente por rodrigohc13 Ver Post
    Ótimo tutorial, obrigado!!

Aproveitando o tópico, vocês sabem como faço pra saber se um upscaler trabalha com PAL-M? Geralmente nas descrições e análises em sites internacionais eles nem citam o PAL-M, fica difícil saber...
    Valeu e bem vindo ao fórum.

Então.. o HD Video converter > CLIQUE AQUI
    posso te garantir que trabalha com PAL-M

Ja este > CLIQUE AQUI
    Pelos problemas descritos pelo Venon69 e pela chave seletora travada em NTSC ou PAL, Posso dizer que não trabalha em PAL-M

Outros upscalers fodões como Framemeister e o OSSC, com certeza trabalham, seria muito tosco upscalers tão bons e funcionais como esses dois que custam os olhos e rins do seu corpo não trabalharem com PAL-M...

E sim, nos anúncios e nos foruns por aí não tem quase informação sobre isso, se quiser saber de maneira mais específica talvez seja uma boa tentativa entrar em contato com fabricante.

Beginner Fighter
    Inicio
    May 2019
    Neverlands, «, ». , MMORPG, combats.ru
    «» , «»,
    , , .

- . ,
    , .

, , ,
    ,
    . , .
    , «» - «» .
    . , , :
    , , , . , , .
    (, ). ,
    , , , .
    «» . ,
    , ,
    ? .

, ,
    , - , . (, , : ,
    ..) ,
    (, , , ) , «».

2 2,5 , (
    ) Mozilla, Internet Explorer Opera.
    ,
    ( , ): ABClient, Opera-NL ver. 2.0, Neverlands,
    : http://www.arcade-games.world/

Beginner Fighter
    Inicio
    Aug 2019

Tenho um saturn bem antigo da tectoy (pal-m tb), ele é bem diferente desse seu aí. Acho que foi comprado no lançamento, tenho ele desde novo.

Comprei o Action Replay 1/4mb auto e fiz o flash do Pseudo Saturn Kai para jogar backups, ficou bem legal. Agora estou aguardando meu cabo scart e meu OSSC chegar pra ter uma imagem decente.

Fiquei na dúvida se vale a pena fazer a conversão pra NTSC no meu. Pelo que eu sei no SCART não deveria ter influência se o console é PAL-M/NTSC. A não ser que tenha uma gambiarra muito tosca que possa introduzir ruído no sinal, que pode ser o caso da tec toy.

Minha placa é essa:

https://pasteboard.co/IrPYouA.jpg

Outra coisa... devo estar com algum problema de capacitor, pois o videogame "frio" não funciona (não dá imagem). Precisa ligar, esperar uns minutos, depois desligar e ligar algumas vezes que ele "pega no tranco". Com certeza é um capacitor zoado. Alguém já realizou essa troca?

Inicio
    Oct 2010

Citação Postado originalmente por CesarDRK Ver Post
    Tenho um saturn bem antigo da tectoy (pal-m tb), ele é bem diferente desse seu aí. Acho que foi comprado no lançamento, tenho ele desde novo.

Comprei o Action Replay 1/4mb auto e fiz o flash do Pseudo Saturn Kai para jogar backups, ficou bem legal. Agora estou aguardando meu cabo scart e meu OSSC chegar pra ter uma imagem decente.

Fiquei na dúvida se vale a pena fazer a conversão pra NTSC no meu. Pelo que eu sei no SCART não deveria ter influência se o console é PAL-M/NTSC. A não ser que tenha uma gambiarra muito tosca que possa introduzir ruído no sinal, que pode ser o caso da tec toy.

Minha placa é essa:

https://pasteboard.co/IrPYouA.jpg

Outra coisa... devo estar com algum problema de capacitor, pois o videogame "frio" não funciona (não dá imagem). Precisa ligar, esperar uns minutos, depois desligar e ligar algumas vezes que ele "pega no tranco". Com certeza é um capacitor zoado. Alguém já realizou essa troca?
    O Seu transcodificado ficaria assim:
    https://pasteboard.co/IsgU2gDg.jpg

Mesmo com conversão Scart a imagem melhora muito em nitidez depois da transcodificação, ela fica bem mais limpa com pixels visíveis, e cores mais vivas. Porém para quem não quiser arriscar a transcodificação, uma conversão por scart ja deixa a imagem bem aceitável, não é uma NTSC padrão, mas ja deixa bem limpa tbm do que ligar por AV cabo composto.

Sobre ele precisar esquentar para ligar, pode ser outros componentes além do capacitor, deve ser feita uma análise eletrônica na placa, mas como você diz já ter certeza que é um capacitor, a troca é bem simples de se fazer com um ferro de solda de até 40W, um sugador de solda e solda.

OBS: Caso se arrisque a fazer a retransncodificação, não descarte as peças antigas e guarde o esquema de como o game era antes caso precise retornar a instalação.

flw
    Última edição por Kojiro; 31/08/2019 às 00:35.

Super Fighter Avatar de Eduardo Yagami
    Inicio
    Aug 2011

Vix man, as imagens sumiram tudo... Pelo menos aqui... Deve ser o site que hospeda que já era... rs

Inicio
    Oct 2010

Citação Postado originalmente por Eduardo Yagami Ver Post
    Vix man, as imagens sumiram tudo... Pelo menos aqui... Deve ser o site que hospeda que já era... rs
    Cara eu ja to achando que é problema aqui, usei o tinypic e o pasteboard, e ambos ficam assim quando posto aqui.. o jeito é abrir o Spoiler copiar o link da imagem e jogar no navegador.

vou tentar dar up de novo delas.

EDIT: Tinypic vai falir, mas o pasteboard que esta ativo upo a imagem la e tbm não aparece aqui.
    Última edição por Kojiro; 12/08/2019 às 17:02.

Extreme Fighter Avatar de Roger
    Inicio
    Oct 2010

Aí Kojiro, mandou bem no tutorial, eu quem nem tenho um Saturn, deu vontade de comprar só pra ter um visual bacana pra jogar no telão.

Inicio
    Oct 2010

Citação Postado originalmente por Roger Ver Post
    Aí Kojiro, mandou bem no tutorial, eu quem nem tenho um Saturn, deu vontade de comprar só pra ter um visual bacana pra jogar no telão.
    Valeu mano, vou reupar as imagens bugadas mais tarde.

Super Fighter Avatar de Eduardo Yagami
    Inicio
    Aug 2011

Citação Postado originalmente por Kojiro Ver Post
    Cara eu ja to achando que é problema aqui, usei o tinypic e o pasteboard, e ambos ficam assim quando posto aqui.. o jeito é abrir o Spoiler copiar o link da imagem e jogar no navegador.

vou tentar dar up de novo delas.

EDIT: Tinypic vai falir, mas o pasteboard que esta ativo upo a imagem la e tbm não aparece aqui.
    Antigamente eu postava tudo no ImageShack, mas ai ele começou com frescada, agora eu tô usando o Imgur pra upar as coisa já tem uns anos. Pelo menos até agora ta de boas...

Good Fighter Avatar de Hwoarang
    Inicio
    Nov 2010

Citação Postado originalmente por Eduardo Yagami Ver Post
    Antigamente eu postava tudo no ImageShack, mas ai ele começou com frescada, agora eu tô usando o Imgur pra upar as coisa já tem uns anos. Pelo menos até agora ta de boas...
    Praticamente todas as fotos que eu subi estão hospedadas no Tinypic. Tô ferrado! Ele foi a opção após hosts como ImageShack e outros que não lembro mais o nome passarem a te cobrar pra subir as fotos. Mas, como eu não sabia dessas opções do Pasteboard e Imgur, vou subir fotos neles, agora.

Extreme Fighter Avatar de Roger
    Inicio
    Oct 2010

Citação Postado originalmente por Hwoarang Ver Post
    Praticamente todas as fotos que eu subi estão hospedadas no Tinypic. Tô ferrado! Ele foi a opção após hosts como ImageShack e outros que não lembro mais o nome passarem a te cobrar pra subir as fotos. Mas, como eu não sabia dessas opções do Pasteboard e Imgur, vou subir fotos neles, agora.
    Aqui carregou de boa.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando o Tapatalk

Beginner Fighter
    Inicio
    Aug 2019

Citação Postado originalmente por Kojiro Ver Post
    O Seu transcodificado ficaria assim:

Mesmo com conversão Scart a imagem melhora muito em nitidez depois da transcodificação, ela fica bem mais limpa com pixels visíveis, e cores mais vivas. Porém para quem não quiser arriscar a transcodificação, uma conversão por scart ja deixa a imagem bem aceitável, não é uma NTSC padrão, mas ja deixa bem limpa tbm do que ligar por AV cabo composto.

Sobre ele precisar esquentar para ligar, pode ser outros componentes além do capacitor, deve ser feita uma análise eletrônica na placa, mas como você diz já ter certeza que é um capacitor, a troca é bem simples de se fazer com um ferro de solda de até 40W, um sugador de solda e solda.

OBS: Caso se arrisque a fazer a retransncodificação, não descarte as peças antigas e guarde o esquema de como o game era antes caso precise retornar a instalação.

flw
    Valeu!

Vou trocar os caps e fazer a transcodificação sim, assim que finalizar eu posto os resultados aqui.

Beginner Fighter
    Inicio
    Aug 2019

Kojiro as imagens do tutorial sumiram.

Comprei esse conversor https://pt.aliexpress.com/item/32858...1e73b90a80ALd9 e um cabo Scart RGB da GamesCare, mas depois de ligar eles a imagem do meu Saturn PAL-M sai preto e branco na TV. O cabo eu sei que não é o problema e acho que não deve ser esse conversor, apesar de ele aceitar tanto NTSC quanto PAL-M.
    O que poderia ser? Será que uma transcodificação resolveria?

Inicio
    Oct 2010

Citação Postado originalmente por Manver Ver Post
    Kojiro as imagens do tutorial sumiram.

Comprei esse conversor https://pt.aliexpress.com/item/32858...1e73b90a80ALd9 e um cabo Scart RGB da GamesCare, mas depois de ligar eles a imagem do meu Saturn PAL-M sai preto e branco na TV. O cabo eu sei que não é o problema e acho que não deve ser esse conversor, apesar de ele aceitar tanto NTSC quanto PAL-M.
    O que poderia ser? Será que uma transcodificação resolveria?
    Esse conversor é o que tem o melhor custo benefício do mercado, tbm creio não ser ele.
    Sobre o cabo Scart vc pode abrir e vê se ele segue o diagrama correto.

Sim, dependendo do caso a retranscodificação pode resolver...

E sobre as imagens, em breve vou recolocá-las, estou meio sem tempo.

abraços.
    Última edição por Kojiro; 31/08/2019 às 00:34.

Beginner Fighter
    Inicio
    Aug 2019

Mandei trocar os capacitores que estavam defeituosos do meu console e já aproveitei pra chavear de volta pra NTSC.
    Comprei tb um cabo Scart RGB CSYNC, e fui testar agora que chegou o OSSC, e... ficou top demais a qualidade!

Recomendo fortemente.

Tópicos Similares

1. Sega Saturn [NTSC-U 248/248 + BR] - 85,4GBs;[PAL 243/243] - 98,4GBs [+]
    Por Melfice no fórum Fullsets de Sistemas Antigos
    Respostas: 118
    Último Post: 15/07/2019, 13:35
  2. Sega Dreamcast (TOSEC 2014-02-28) [NTSC-US; 126GBs] + Shenmue II [+]
    Por Melfice no fórum Fullsets de Sistemas Antigos
    Respostas: 14
    Último Post: 13/06/2019, 21:15
  3. Kronos: um novo emulador de Sega Saturn/ST-V
    Por Pual no fórum Tudo sobre Emulação