Bem vindo ao nosso forum ! É seu primeiro acesso?
Registro
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 24
  1. #1
    Kojiro
    Visitante

    Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    O objetivo do tutorial é ensinar a retranscodificar um Sega Saturn modelos da Tectoy que foram transcodificados para PAL-M, onde fez a imagem do console ficar uma grande bosta.
    Outros modelos de Sega Saturn como VA15 ja existem tutoriais na internet a respeito, porém sobre o VA13 existe muito pouco então segue um tutorial simples.

    Vamos começar com a apresentação do modelo da placa:

    Modelo da Placa: VA13:


    Primeiramente Vamos remover o jumper do Jp2 e coloca-lo no Jp1 (Parte de baixo da placa).



    Trocaremos agora o Cristal 14.302mhz (x1) por um cristal de 14.318mhz (Parte de cima da placa).



    Trocaremos o Cristal x5 para um de 20mhz (Parte de cima da placa).



    Para Finalizar colocaremos um Resistor 2k2 em R142 e ligaremos a perna 7 do IC21 a perna 12 com um jumper.



    Após seguir todos os passos, seu Saturn Tetctoy VA13 provavelmente estará em NTSC com uma imagem mais definida, menos serrilhada e manchada.
    Combine isso a um scaler com conversão de scart para hdmi e veja a imagem mais linda que ele pode te oferecer.

    DOWNLOAD DO TUTORIAL

  2. #2
    Knarf
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Caraco, que nível é esse de tutorial?
    Hardcore!

    Parabéns

  3. #3
    Kojiro
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Citação Postado originalmente por Knarf Ver Post
    Caraco, que nível é esse de tutorial?
    Hardcore!

    Parabéns
    Nível "Tranquilo de fazer" kkk

    Eu estava com um aqui VA13, com uma imagem muito ruim mesmo.. então estava procurando como tirar a transcodificação zuada da TECTOY, e não achava nada na net, só informações avulsas sobre a PCB VA13, então juntei as informações e fiz no meu que deu certo... e assim resolvi fazer um passo a passo...

    Valeu mano.

  4. #4
    cleitonspindola
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Boa noite, excelente explicação. Voce tem a loja aonde comprou o kit dos cristais? eu não consigo achar esse de 20mhz para comprar. Obrigado.

  5. #5
    Kojiro
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Citação Postado originalmente por cleitonspindola Ver Post
    Boa noite, excelente explicação. Voce tem a loja aonde comprou o kit dos cristais? eu não consigo achar esse de 20mhz para comprar. Obrigado.
    Então amigo, eu comprei com um vendedor do ML, foi o mais barato que achei, só tem um problema, ele só vende em pacotes, não vende 1 só... o vai sair bem mais caro que comprar apenas 1.. se quiser te mando o whats dele por MP.

  6. #6
    Kojiro
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Citação Postado originalmente por venon69 Ver Post
    Olá,

    Semana passada chegou meu Saturn. Comprei um cabo saída SCART e liguei num conversor SCART para HDMI mas a imagem ficou MUITO ruim, resolução baixíssima não dá de jogar (como se fosse um emulador rodando em 640x480 e olhe lá...). Antes de comprar o cabo e o conversor pesquisei e vi vídeos de pessoas usando o mesmo adaptador com sucesso.

    O que poderia ser?

    minha tv é uma Samsung UHD
    cabo: https://http2.mlstatic.com/cabo-rgb-sca ... 2018-F.jpg
    conversor: https://www.dhresource.com/0x0s/f2-albu ... pscale.jpg

    testei com cabo AV ficou uma porcaria e testei em outra tv ficou ruim igual.

    alguém joga uma luz no que poderia ser? será que é pq é modelo BR?

    tks
    Olá amigo.

    Então amigo, se você ligou o cabo AV em uma TV HDMI, vai ficar uma porcaria de qualquer jeito.

    Agora sobre o seu cabo SCART e seu conversor... podemos concluir algumas coisas...

    Seu cabo Scart pode ser de má qualidade ou mau montado, um cabo Scart de Sega Saturn montado corretamente fica neste esquema:



    Seu conversor de SCART pra HDMI tem aumento de resolução para 1080p ?, verifique e tente aumentar.

    Seu Saturn é sinal PAL-M, quando vc conecta no scaler ele aparece PAL-M ?, qual modelo ?, qual PCB ?, é TECTOY ?

    No pior dos casos abra o Saturn e veja se ele vem com uma plaquinha extra soldada próximo ao IC21, se isso existe no seu Saturn, lamento te informar mas vc terá que transcodificar ele para uma imagem limpa.

    MAAAAAS, alguns modelos de Saturn PAL-M como os V-13, mesmo em PAL-M, ainda apresentam uma imagem muito boa por SCART..

    --------

    Os links postados por vc não estão funcionando.

  7. #7
    Eduardo Yagami
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Eita, não tinha visto esse Tutorial antes, Me lembrou dos meus tempos de gambiarra... kkk

    Muito Bom!

  8. #8
    Rugal Berstein
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Tem como postar imagens de como ficou na tv?
    Obrigado!

  9. #9
    venon69
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Citação Postado originalmente por Kojiro Ver Post
    Olá amigo.

    Então amigo, se você ligou o cabo AV em uma TV HDMI, vai ficar uma porcaria de qualquer jeito.

    Agora sobre o seu cabo SCART e seu conversor... podemos concluir algumas coisas...

    Seu cabo Scart pode ser de má qualidade ou mau montado, um cabo Scart de Sega Saturn montado corretamente fica neste esquema:



    Seu conversor de SCART pra HDMI tem aumento de resolução para 1080p ?, verifique e tente aumentar.

    Seu Saturn é sinal PAL-M, quando vc conecta no scaler ele aparece PAL-M ?, qual modelo ?, qual PCB ?, é TECTOY ?

    No pior dos casos abra o Saturn e veja se ele vem com uma plaquinha extra soldada próximo ao IC21, se isso existe no seu Saturn, lamento te informar mas vc terá que transcodificar ele para uma imagem limpa.

    MAAAAAS, alguns modelos de Saturn PAL-M como os V-13, mesmo em PAL-M, ainda apresentam uma imagem muito boa por SCART..

    --------

    Os links postados por vc não estão funcionando.
    Obrigado pela luz, vou responder o que posso agora o resto depois quando em casa:
    -Arrumei os links do cabo e conversor;
    -O conversor tem opção para 1080p mas quando ligo ela a imagem morre;
    vou tirar umas fotos do aparelho e postar para melhor avaliarmos com sua ajuda;
    -É tectoy mas no sei o modelo vou ver;

  10. #10
    Eduardo Yagami
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Citação Postado originalmente por Kojiro Ver Post
    Opa, valeu... bons tempos das gambiarras de moleque kkkk.
    Mas esse método de retranscodificação é técnico, e traz uma diferença maravilhosa na imagem.

    PAL-M x NTSC


    Já da para ver uma diferença considerável na foto, porém essa foto não expressa nem 50% da real diferença, ou seja, do quanto PAL-M é realmente cagado e do quanto retranscodificando para NTSC fica lindo... isso vc só vai ver ao vivo mesmo ou quando eu arranjar um celular com uma câmera de ultima geração kkkk
    Cacildiz, bastante diferença.... Mas me expressei mal, não quis dizer que teu tuto é gambiarra, mas que na época que eu fazia essas coisas de eletrônica eu fazia muita gambiarra também... kkk

  11. #11
    Kojiro
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Citação Postado originalmente por Eduardo Yagami Ver Post
    Cacildiz, bastante diferença.... Mas me expressei mal, não quis dizer que teu tuto é gambiarra, mas que na época que eu fazia essas coisas de eletrônica eu fazia muita gambiarra também... kkk
    Faz sim muita diferença, ao vivo então... para você ter um ideia a imagem do meu Saturn com o Upscaler, fica mais bonita e limpa que a do PS3 ligado direto pelo HDMI...
    Eu sei que você não quis dizer que o tuto é gambiarra kkkkk, só ressaltei por que sabe como são alguns users né... podem pensar que é literalmente gambiarra, depois fazer M e vir me culpar no tópico hUISHUIShAIUSHUISHAIUSHUIASHUIAHSAUIHSAUHSUAIHSauI HIUHSIAHSAU

    Mas sobre literalmente gambiarra agora, fazer isso é vida, ja fui salvo por várias que pareciam até vir de fábrica kkkkkkkkkkkkkkkkk


    Citação Postado originalmente por venon69 Ver Post
    Blz? então pior que não consigo abrir pois tem o lacre de garantia. Eu havia pedido uma aparelho USA para o vendedor mas resolveu ignorar vou trocar é mais barato que compra um scaler se não melhorar vou de scaler novo. Tks
    Amigo acho que você não entendeu bem.

    Trocar o Saturn talvez até ajude um pouco no caso da sua imagem caso não queira Retranscodificar, mas pelo que vc descreve a imagem está muito feia, coisa que mesmo um Saturn PAL-M com upscaler não ficaria.

    Então creio que seu problema principal seja o upscaler.... mas se for pra fazer um TOTAL, você tem dois problemas com imagem, no caso o Saturn que é PAL-M e o seu upscaler que parece não estar fazendo o serviço direito.

    Outro problema com esse upscaler é que ele não parece trabalhar com imagens PAL-M, pelo que vi ele tem um seletor PAL e outro NTSC, então creio que isso seja parte do seu problema, tente mudar esse seletor entre NTSC e PAL com o Saturn conectado e veja se algo muda, talvez quem sabe. E se isso for realmente parte do problema, significa que somente a retranscodificação ou a troca do Saturn para um modelo puro NTSC ou PAL, vá resolver para você.

    Se possível, poste uma foto de como está a aparência do seu jogo atualmente ou poste um vídeo mostrando o funcionamento desse upscaler.

  12. #12
    rodrigohc13
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Ótimo tutorial, obrigado!!

    Aproveitando o tópico, vocês sabem como faço pra saber se um upscaler trabalha com PAL-M? Geralmente nas descrições e análises em sites internacionais eles nem citam o PAL-M, fica difícil saber...

  13. #13
    CesarDRK
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Tenho um saturn bem antigo da tectoy (pal-m tb), ele é bem diferente desse seu aí. Acho que foi comprado no lançamento, tenho ele desde novo.

    Comprei o Action Replay 1/4mb auto e fiz o flash do Pseudo Saturn Kai para jogar backups, ficou bem legal. Agora estou aguardando meu cabo scart e meu OSSC chegar pra ter uma imagem decente.

    Fiquei na dúvida se vale a pena fazer a conversão pra NTSC no meu. Pelo que eu sei no SCART não deveria ter influência se o console é PAL-M/NTSC. A não ser que tenha uma gambiarra muito tosca que possa introduzir ruído no sinal, que pode ser o caso da tec toy.

    Minha placa é essa:

    https://pasteboard.co/IrPYouA.jpg

    Outra coisa... devo estar com algum problema de capacitor, pois o videogame "frio" não funciona (não dá imagem). Precisa ligar, esperar uns minutos, depois desligar e ligar algumas vezes que ele "pega no tranco". Com certeza é um capacitor zoado. Alguém já realizou essa troca?

  14. #14
    Kojiro
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Citação Postado originalmente por CesarDRK Ver Post
    Tenho um saturn bem antigo da tectoy (pal-m tb), ele é bem diferente desse seu aí. Acho que foi comprado no lançamento, tenho ele desde novo.

    Comprei o Action Replay 1/4mb auto e fiz o flash do Pseudo Saturn Kai para jogar backups, ficou bem legal. Agora estou aguardando meu cabo scart e meu OSSC chegar pra ter uma imagem decente.

    Fiquei na dúvida se vale a pena fazer a conversão pra NTSC no meu. Pelo que eu sei no SCART não deveria ter influência se o console é PAL-M/NTSC. A não ser que tenha uma gambiarra muito tosca que possa introduzir ruído no sinal, que pode ser o caso da tec toy.

    Minha placa é essa:

    https://pasteboard.co/IrPYouA.jpg

    Outra coisa... devo estar com algum problema de capacitor, pois o videogame "frio" não funciona (não dá imagem). Precisa ligar, esperar uns minutos, depois desligar e ligar algumas vezes que ele "pega no tranco". Com certeza é um capacitor zoado. Alguém já realizou essa troca?
    O Seu transcodificado ficaria assim:
    https://pasteboard.co/IsgU2gDg.jpg

    Mesmo com conversão Scart a imagem melhora muito em nitidez depois da transcodificação, ela fica bem mais limpa com pixels visíveis, e cores mais vivas. Porém para quem não quiser arriscar a transcodificação, uma conversão por scart ja deixa a imagem bem aceitável, não é uma NTSC padrão, mas ja deixa bem limpa tbm do que ligar por AV cabo composto.

    Sobre ele precisar esquentar para ligar, pode ser outros componentes além do capacitor, deve ser feita uma análise eletrônica na placa, mas como você diz já ter certeza que é um capacitor, a troca é bem simples de se fazer com um ferro de solda de até 40W, um sugador de solda e solda.

    OBS: Caso se arrisque a fazer a retransncodificação, não descarte as peças antigas e guarde o esquema de como o game era antes caso precise retornar a instalação.

    flw

  15. #15
    Eduardo Yagami
    Visitante

    Re: Retranscodificação de Sega Saturn Tectoy de PAL-M para NTSC.

    Vix man, as imagens sumiram tudo... Pelo menos aqui... Deve ser o site que hospeda que já era... rs

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Respostas: 105
    Último Post: 30/01/2020, 12:58
  2. Sega Dreamcast (TOSEC 2014-02-28) [NTSC-US; 126GBs] + Shenmue II [+]
    Por Melfice no fórum Troca de Jogos Antigos
    Respostas: 14
    Último Post: 27/10/2019, 09:50
  3. Respostas: 29
    Último Post: 11/01/2019, 09:44

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •