Idolatria é o grande pecado do século 21


1 Coríntios 6:9-10
9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Paulo e os idólatras


Paulo afirma, por exemplo em 1Coríntios 6,9, que também os idólatras não herdarão o reino de Deus. Por isso é óbvio que a idolatria faz com que a pessoa se afasta de Deus. Paulo, na verdade, nessa passagem aos Coríntios está falando dos injustos, que é situado no contexto de cristãos que não conseguem resolver dentro da própria comunidade as suas "brigas" e, no final, se diregem aos "injustos", aos magistrados não-cristãos. Parece até ironia. Pois quanto é verdade que nós não conseguimos nos colocar de acordo entre nós, por exemplo, sobre essa compreensão do culto das imagens.

O conceito de idolatria é muito amplo e não podemos limitá-la à práticas de culto aos santos ou à Maria. É uma leitura muito limitada dos conselho de Paulo. A idolatria pode ser também o fato de colocar acima de tudo uma ideia, as palavras de uma pessoa, como podem ser aquelas de um padre, de um pastor... Uma pseudo interpretação da Bíblia, o poder, o prazer, o dinheiro, etc. Toda posição extremista, radical, que exclui e se impõe como "senhor" é incompatível com a comunhão com Deus e afasta do Reino.

Paulo cita a idolatria também na bonita passagem de Gálatas 5,13-24, onde fala da liberdade e caridade: a idolatria é obra da carne, que tem aspirações contrárias ao espírito.

Nessa perícope tem uma passagem (versículos 13-15) muito significativa para nós cristãos que "brigamos". E concluo pedindo que essas palavras do apóstolo sirvam de exortação para nós quando tratamos assuntos polêmicos como esse do culto aos santos: