Bem vindo ao nosso forum ! É seu primeiro acesso?
Registro
Página 417 de 435 PrimeiroPrimeiro ... 317367407415416417418419427 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 6.241 a 6.255 de 6515

Tópico: Desabafo Geral!

  1. #1
    AhlexTerry
    Visitante

    Angry Desabafo Geral!

    Xingue, reclame, grite, bata a cabeça na parede... Enfim, desabafe seus problemas aqui!

    O tópico de maior sucesso da SNK-NeoFighters. Aquele no qual só contamos coisas no qual você se:



    ---------------------

    INAUGURANDO: Fui pagar a fatura do cartão ontem (segunda)! Todos os locais que recebem conta estavam extremamente lotados e alguns, nem aceitavam mais... Hoje sendo feriado, só posso pagar na quarta...

    Moral da história? R$ 95,00 de juros de mora para o próximo mês.

    MALDITA GREVE DE BANCOS!

  2. #6241
    Hwoarang
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por airhead Ver Post
    Com certeza há limites, mas quem impõe os limites é o açoitador, não o açoitado.
    Repito: se ponha no lugar do chefe. Não adianta ver apenas o seu lado na história.
    Você mencionou que chegou atrasado em razão do trânsito, mas o quê seu chefe tem haver com o fato de você ter pego um transito pesado?
    Nada! Para ele interessa que você assinou um contrato se comprometendo a tal hora estar lá e na hora acordada você não estava.
    E qual o procedimento padrão previsto no guia/regimento/manual de conduta/ sei lá o quê usa aí nesses casos? Vai que é algo como "em caso de atraso, o funcionário será dispensado das obrigações diárias e terá o salário do dia deduzido do salário final". Daí então ele ter lhe "dado um boi" foi realmente algo bom e ruim.
    Bom pelo óbvio, vc não será dispensado nem terá o salário cortado. Ruim pois vc vai ficar marcado naquele dia na cabeça do chefe e ele vai ver motivo em tudo para te advertir, inclusive achando que vc está sendo lento.
    Se está cansado de trabalhar no ramo, estabelece uma meta de curto prazo para fazer caixa e poder pagar um profissionalizante na área que tu quer, tipo guardar 60% do salário durante 12 meses.
    O ideal é conciliar trabalho e estudo igual 100% do povão (elite não conta), pois aí não corre o risco de você se deixar seduzir por uma tv nova.
    Peraí! Quando eu falei de limite pra tudo foi em relação à um superior ofender um funcionário. Quer dizer que o empregador tem a prerrogativa de impor limites até nesse quesito? Daqui a pouco, se eu dizer que fui espancado por ele porque ele acha isso correto, você vai dar razão pra todo chefe que fizer isso.

    Quanto ao atraso, o que o chefe teria a ver com o meu atraso? Até pode não ter nada a ver com isso, mas apenas ressalto a relação do imprevisto, de ser algo que eu não tenho controle. Sai de casa com horário suficiente pra eu chegar ao local, me trocar e registrar o ponto. Como diabos eu iria saber que teria um transito infernal em pleno feriado e no fim de noite? A grande maioria das vezes que sai pra trabalhar em todos os lugares que eu trabalhei foi no mesmo esquema e na grande maioria das vezes eu cheguei no horário. Ai a solução é "sair mais cedo", igual o próprio supervisor e o coordenador falaram. Vou sair todo dia 1 hora mais cedo pra evitar atrasos e perder 1 hora do meu dia que eu poderia tentar pra fazer alguma coisa fora do trabalho pra esse adiantamento de horário só servir pra grande minoria das vezes porque, na grande maioria, vou chegar ao local e ficar esperando 1 hora igual trouxa pra eu poder dar início ao trabalho. A empresa pode ter suas regras, mas acredito na questão da maleabilidade, e em muitos lugares existe uma tolerância pra quem chega alguns minutos atrasado. Compensação de horas é algo que dá pra ajustar muitíssimo bem pra 10 a 15 minutos de atraso. O que vai custar o funcionário ficar só esse tempo a mais na empresa? Mas, ai vamos retornar ao que você escreveu sobre o empregador ditar as regras, se por no lugar dele e bla bla bla.

    Quanto ao chefe poder ter me marcado, sinceramente: apesar de eu estar precisando de grana, o desgaste inicial já foi grande o suficiente pra eu ter ciência que já não tenho tanto futuro nessa empresa, infelizmente. Somando o fato de eu já estar desgastado, o jeito é aceitar que não irei durar muito tempo por lá e seguir em frente. Reserva de dinheiro eu até tenho, mas creio que ainda não é o suficiente dentro do que você sugere pra pagar um curso, pois ainda seguirei precisando de dinheiro pra outras despesas. E isso que você falou de conciliar trabalho com estudo ser o ideal e o contrário ser motivo de sedução pra comprar uma TV nova é besteira porque, se alguém estiver precisando realmente de algo pra comprar, tanto faz se estiver apenas estudando ou estudando e trabalhando ao mesmo tempo. Se for parar pra pensar, se a pessoa estiver trabalhando e estudando ao mesmo tempo, o motivo será ainda maior, já que o trabalho renderá grana pra pessoa ter o poder aquisitivo necessário pra bancar tal estudo, e pior ainda se a pessoa tiver uma reserva de grana, independentemente do trabalho. Se a pessoa junta grana, fica desempregada e destina o tempo apenas ao estudo, vai pensar em se controlar mais com os gastos e não gastar tanto com coisa supérflua.

    Agora, digamos que eu poderia ter a condição de bancar um estudo e poder dedicar tempo integral pra tal situação mas, por motivos filhadaputescos e de força extrema, essa oportunidade me foi tirada e está me rendendo remorso até hoje. Mas, ai já é outra história...

  3. #6242
    guiltygear
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    O fato é que se tu grava tudo isso e procura saber se é utilizável, ia ter um ótimo processo em mãos.
    Você até tem que se adaptar ao mercado de trabalho, e as vezes aturar muita coisa para manter o emprego, mas pessoal parece está (ou é só eu lendo rápido) ignorando que maltrato continua sendo o que é.

  4. #6243
    Administrador
    Inicio
    Oct 2010
    Posts
    2.898

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por guiltygear Ver Post
    O fato é que se tu grava tudo isso e procura saber se é utilizável, ia ter um ótimo processo em mãos.
    Você até tem que se adaptar ao mercado de trabalho, e as vezes aturar muita coisa para manter o emprego, mas pessoal parece está (ou é só eu lendo rápido) ignorando que maltrato continua sendo o que é.
    é você lendo rápido kkkk...
    Ninguém ignorou o fato, pelo contrário...

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

  5. #6244
    guiltygear
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por Fish Ver Post
    é você lendo rápido kkkk...
    Ninguém ignorou o fato, pelo contrário...

    Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
    Suspeitei.
    Talvez seja melhor pensarem em montar um comercio. Vai que dá certo.

  6. #6245
    Primo_Loco
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por Eduardo Yagami Ver Post
    Pois é eu andei vendo isso mesmo e não entendi muito bem... Quem sabe seja boa a ideia de transformar o NeoFighters num grupo de torrent com doações e ADM corporativista e escrota tipo Manicômio...

    Engraçado que o Cisne é um user que nunca vi interagindo em lugar nenhum, só nas reviews dele...

    Aliás vocês viram? o DeltaBlade voltou!!!

    ----------------------------------------------------------------------

    Falar em grupo de torrent, alguém tem convite do BJ? depois que o Site voltou eu fui logar e o pessoal tá querendo que eu faça doação pra reativar a conta...kkkk Safadenhos do cacete...

    O Manicômio éra uma panela suja mas precisa voltar, tinha muito conteúdo que no TL simplesmente não existe, e é um CUH fazer ratio ali...
    BJ fechado pra cadastro. E MS não volta mais. Era um bom site, mas os admin não fazia porcaria nenhuma. mas off que on.

  7. #6246
    Eduardo Yagami
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por Primo_Loco Ver Post
    BJ fechado pra cadastro. E MS não volta mais. Era um bom site, mas os admin não fazia porcaria nenhuma. mas off que on.
    Que saco....


    Madre de DIO, oq foi esse ataque flooder Spamer robótico com raio lasers ultimate de hoje...



    Será que depois dessa rola seguir meu conselho de fechar o Fòrum pra novos cadastros pelo menos por uns 6 meses? Bota um Banner avisando os aspirantes...


    EDIT: Um salve pra quem (provavelmente o Fish) conseguiu limpar a bagunça!

  8. #6247
    Abigail
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Estou de férias , eu trabalhei em mercado e é tenso, meu serviço tem 100 tipos de pressão e esta passando por grandes mudança, fora que meu patrão vocês sabem que é, rsrs....

    Estou em um planejamento de quitar minhas dividas e juntar dinheiro, para que um dia um fique desempregado eu possa fazer mestrado. Só o não faço isso agora (Mestrado) porque moro no fim do mundo.

  9. #6248
    Hwoarang
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por Abigail Ver Post
    Estou de férias , eu trabalhei em mercado e é tenso, meu serviço tem 100 tipos de pressão e esta passando por grandes mudança, fora que meu patrão vocês sabem que é, rsrs....

    Estou em um planejamento de quitar minhas dividas e juntar dinheiro, para que um dia um fique desempregado eu possa fazer mestrado. Só o não faço isso agora (Mestrado) porque moro no fim do mundo.
    Lembro que você já disse ter trabalhado no Hipermercado Extra e que até seu pai teria dito pra nunca mais trabalhar num lugar desses, ou algo do tipo. E, quanto a mim, a coisa só vai de mal a pior. Já tive outras 2 discussões com o supervisor e, infelizmente, não consigo ver mais futuro pra mim nesse local. Ou eu sigo trabalhando e esperando quando falarem que eu fui dispensado ou trato de rescindir o contrato pra ficar menos complicado pra mim. Digo isso porque, caso eu não esteja enganado, ser demitido por não ter passado na experiência é pior do que rescindir por vontade própria o contrato ainda no tempo de experiência. Penso que as anotações gerais que ficam na carteira sejam menos críticas pra mim se eu pedir pra sair do mercado enquanto o tempo de experiência ainda vigora do que achar que vou conseguir reverter o atual quadro e passar na experiência quando, na verdade, não irei passar. E, apesar de eu já estar chateado de trabalhar nesse local por conta do ritmo ser diferente do Carrefour onde eu trabalhava e pelos atritos que venho passando, seria vergonhoso eu não passar na experiência de um local menor que o anterior em que eu trabalhei e pelo fato de eu ter ficado mais de 1 década no mercado em questão.

    O pior disso tudo é que, uma vez que a situação financeira da minha família não está na melhor condição possível (meu pai estava indo bem com o bar dele, mas o pilantra que havia passado o ponto para o meu pai resolveu abrir outro bar praticamente do lado do bar onde meu pai está trabalhando e esse safado roubou boa parte da clientela do meu pai e ele já está pensando em vender o ponto porque o movimento caiu muito), eu precisaria me manter no emprego pra ajudar meus pais. Eu sinto que devo ajudar eles e que eles precisam de mim, mas não estou conseguindo ajudar nem a mim mesmo, diante dos problemas que eu venho passando, e isso me frustra muito. Diante disso, começa a passar um monte de besteiras na minha cabeça. Tá foda...

  10. #6249
    Hwoarang
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por guiltygear Ver Post
    O fato é que se tu grava tudo isso e procura saber se é utilizável, ia ter um ótimo processo em mãos.
    Você até tem que se adaptar ao mercado de trabalho, e as vezes aturar muita coisa para manter o emprego, mas pessoal parece está (ou é só eu lendo rápido) ignorando que maltrato continua sendo o que é.
    Pois bem: eis que o imbecil do meu chefe faz coisas que estavam me parecendo se tratar de perseguição, me acusando de coisas que eu não estava fazendo e implicando comigo com coisa que não era culpa minha e dizendo que eu não estava trabalhando quando, de fato, eu estava. Isso gerou desgaste desnecessário e eu começo a argumentar com ele e com razão. Só que, como todo chefe pedante, resolve me virar as costas e apenas repete pra "eu fazer o meu trabalho", o que me irrita ainda mais. Começou a me mandar calar a boca e a falar baixo, dando carteirada do tipo "você não sabe com quem está falando/você pensa que está falando com quem" e o miserável ainda tem a pachorra de começar a dissimular e fazer teatro como quem quisesse me acusar de estar querendo tocar ele ou apontar dedo na cara, coisa que não ocorreu e, diante da minha raiva, por eu ter aumentado o tom de voz, começa a falar pra eu parar de "gritar" (eu estava apenas falando num tom alto, mas não gritando), que eu estava gritando "sozinho" (vai ver, ele era um fantasma...) e que aquilo era 'coisa de louco"...

    Coisa de louco? Olha o nível da coisa! E ainda deve ter gente dentro da minha equipe que deve dar ouvidos pra esse paspalho e achar que eu sou o errado da história. Qual a necessidade de falar algo do tipo pra um funcionário? Eu já havia falado com um advogado sobre uma primeira situação e ele disse que não daria em nada, mas disse pra deixar rolar e ver o que acontece. Agora, teve essa situação, e eu ouvi funcionários falando sobre esse meu supervisor já ter sido pior no passado e que pegava mais no pé do pessoal do que nos dias atuais, e ainda escuto que tem uns 4 ex-funcionários que "querem matar ele", provavelmente porque saíram do mercado com raiva dele. Tudo isso mostra que ele tem histórico de ser rude com os funcionários. Eu até acho que deveria ter gravado essas declarações, mas acabei por não fazer. Mas a discussão com o "coisa de louco" tá gravada.

    Tá complicado ter resiliência diante de uma coisa dessas...

  11. #6250
    airhead
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por Hwoarang Ver Post
    .......não consigo ver mais futuro pra mim nesse local.
    ..............

    Tá complicado ter resiliência diante de uma coisa dessas...
    Concordo com você: não vejo mais futuro para você nesse trampo.
    VOCÊS já se pegaram para Cristo, então não tem mais solução.
    Você já sai de casa pensando: "no quê aquele merd@ do meu chefe vai implicar comigo hoje?".
    Seu chefe sai de casa pensando: "no quê aquele merd@ de funcionário vai implicar comigo hoje?".
    Se você TEM certeza que não será efetivado no fim do contrato de experiência, desencana e ou cumpre até o fim ou pede para encerrar antes.
    Por desencana se for ficar até o fim do contrato, me refiro a fazer o trabalho que tu sabe e se seu chefe pedi para refazer não é para se irritar, mas sim perguntar "olha, eu trabalhei no mercado tal é lá era assim que a gente fazia, como aqui é diferente como o senhor que que faça?". Se irritar com ele só vai aumentar o teu risco de infarto.

    Por desencana se for terminar o contrato antes, desencana que não terá nenhuma anotação na sua carteira, mas é possível que tenha que pagar multa ao empregador baseado no tempo restante do contrato. Tipo assim, se o contrato é de 90 dias e você pede para sair quando fizer 60, a multa estipulado pelo empregador pode chegar ao máximo de 50% do seu salário. Claro que pode ter um acordo entre as partes por "incompatibilidade de gênios" e você não pagar nada, mas vai depender da conversa com o patrão e nessa hora é bom não acusar ninguém de nada.

    Sei que trabalho não está fácil (https://www.metropoles.com/distrito-...m-supermercado), mas trabalhar num ambiente ruim só prejudica.

    E sei lá viu, você pode tentar outro tipo de emprego, até dono de buteco ajudando teu pai (vai que você leva jeito para empresário)

    E sobre "passar um monte de besteiras na minha cabeça", espero que sejam as besteiras do tipo que o @kojiro gosta.

  12. #6251
    Hwoarang
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por airhead Ver Post
    Concordo com você: não vejo mais futuro para você nesse trampo.
    VOCÊS já se pegaram para Cristo, então não tem mais solução.
    Você já sai de casa pensando: "no quê aquele merd@ do meu chefe vai implicar comigo hoje?".
    Seu chefe sai de casa pensando: "no quê aquele merd@ de funcionário vai implicar comigo hoje?".
    Se você TEM certeza que não será efetivado no fim do contrato de experiência, desencana e ou cumpre até o fim ou pede para encerrar antes.
    Por desencana se for ficar até o fim do contrato, me refiro a fazer o trabalho que tu sabe e se seu chefe pedi para refazer não é para se irritar, mas sim perguntar "olha, eu trabalhei no mercado tal é lá era assim que a gente fazia, como aqui é diferente como o senhor que que faça?". Se irritar com ele só vai aumentar o teu risco de infarto.

    Por desencana se for terminar o contrato antes, desencana que não terá nenhuma anotação na sua carteira, mas é possível que tenha que pagar multa ao empregador baseado no tempo restante do contrato. Tipo assim, se o contrato é de 90 dias e você pede para sair quando fizer 60, a multa estipulado pelo empregador pode chegar ao máximo de 50% do seu salário. Claro que pode ter um acordo entre as partes por "incompatibilidade de gênios" e você não pagar nada, mas vai depender da conversa com o patrão e nessa hora é bom não acusar ninguém de nada.

    Sei que trabalho não está fácil (https://www.metropoles.com/distrito-...m-supermercado), mas trabalhar num ambiente ruim só prejudica.

    E sei lá viu, você pode tentar outro tipo de emprego, até dono de buteco ajudando teu pai (vai que você leva jeito para empresário)

    E sobre "passar um monte de besteiras na minha cabeça", espero que sejam as besteiras do tipo que o @kojiro gosta.
    Bem, o meu contrato nem é de 90 dias, pois está na minha carteira que é de 60 dias. Nem entendi o porquê de ser 60 dias, e não 90. Agora, quanto a pagar multa por rescindir o contrato antes da hora, eis que um chefe superior ao meu supervisor disse que não se paga nada pra rescindir o contrato enquanto está em experiência... Eu estava preocupado com o aviso prévio, mas que parece que não é necessário pagar nessas circunstâncias de contrato de experiência. Mas, não sabia de multa. Se o coordenador em questão estiver com mentira pra cima de mim pra me induzir ao erro, é sacanagem por parte dele!

    Tá uma boa dúvida na minha cabeça quanto a isso tudo. Mesmo eu estando de saco cheio de trabalhar em mercado em geral e de esse atual emprego já estar me dando nos nervos, como você ressaltou com o link, o mercado de trabalho tá difícil e, infelizmente, não tenho cursos extracurriculares que me ajudariam a conseguir emprego em outra área e ampliar meu leque de opções, ainda que existam lugares que admitem pessoas sem experiência. E, entrando no que você falou de ajudar meu pai no bar dele, era algo que até passou pela minha cabeça e meu pai até sugeriu isso enquanto eu ainda estava desempregado. O problema é:

    1) É fato que eu não sou uma pessoa tão calma, o que facilita essas tretas que estou relatando, e herdei esse temperamento do meu pai e ele não é muito fácil de se lidar enquanto está no bar. Minha mãe já relatou que ele é sistemático com algumas coisas e gerava um stress entre eles. Comigo, poderia ser o mesmo. Ai, comecei a repensar se trabalharia com ele ou não;

    2) Desconsiderando isso, vem o problema maior, que foi uma filhadaputagem que o cara que vendeu o ponto pro meu pai fez, que foi montar um outro bar, só que bem próximo do bar que o mesmo havia repassado ao meu pai, isso após alguns meses que ele ficou fora de SP e resolveu voltar pra cá. Resultado: esse infeliz está roubando a clientela do meu pai (que era clientela dele, antes dele passar o ponto para o meu pai). Meu pai disse que, por enquanto, o movimento caiu pela metade e que pode piorar. Imagina a minha bronca com esse miserável... E a bronca maior é que meus pais fizeram empréstimo pra comprar o ponto do cara e eles ainda não terminaram de pagar o empréstimo, sendo que, no caso da minha mãe, foi empréstimo consignado e ela vai levar alguns anos pra pagar tudo. Me diga se esse imbecil desse cara não fez pilantragem? Logo, mesmo que eu quisesse ir trabalhar com ele, agora o faturamento caiu e fica inviável, onde entra o fato de que, mais do que nunca, eu precisaria me manter empregado pra ajudar nas despesas de casa. Meus pais estão precisando de mim mas, como eu já citei no outro comentário, não estou conseguindo lidar com os meus próprios problemas pessoais e, agora, na atual empresa e não tenho garantias de que o futuro próximo será estável. Meu pai já está pensando em vender o ponto pra alguém e, como minha mãe tem casa própria em outro estado, ela está no empenho de ir pra lá e meu pai também irá junto, já que antes ele não queria ir pra lá. E se eu não me resolver, seria forçado a ir junto, e eu não quero ir de jeito nenhum, pois seria um certo retrocesso, já que eu perderia acessos e facilidades que eu tenho em SP. Só sairia daqui pra ir ao Sul e, no caso, eu teria que ir ao Nordeste e minha mãe já falou que lá tá complicado pra arrumar emprego.

    Nem tem como eu entrar muito em detalhes da minha vida. Mas o fato é que já era pra eu ter a minha casa própria e, no mínimo, eu estaria embaixo de um teto e sem preocupações com aluguel, sem estar forçado a sair de SP, mesmo que meus pais resolvessem viajar. Só que tanto minha mãe quanto meu pai, no fundo, querem ficar aqui. Acontece que me apareceu uma grande pedra no meu sapato que me tirou a oportunidade de eu ter a minha casa e não consigo digerir esse duro golpe que levei até hoje... Uma coisa que, se eu tivesse conseguido lograr êxito, não chegaria a essa atual situação de eu ter que mudar de estado.

    Olha... Diante disso tudo, nem sei muito mais o que pensar. Estou tentando outros empregos, já que deixei currículo em outros locais, seja loja física ou pelos aplicativos de emprego/e-mail, mas sem nada muito certo. Só sei que a atual situação não é das melhores e fico triste porque não era pra eu estar nessa situação se não fosse a tal grande pedra no meu sapato... Me restaria me esforçar pra me manter no emprego mas, como já escrevi, já não está fácil. Pode até parecer besteira, mas também me incomoda o fato de que tanto o meu supervisor como o coordenador da loja são mais novos que eu! Faz parte da vida, mas tomar ordem de alguém mais novo que você é dose! E, quanto a "passar um monte de besteiras na minha cabeça", bem... prefiro não comentar...


    EDIT: Dei uma pesquisada sobre rescisão de contrato em período de experiência e não é como o safado do coordenador me disse pois, de fato, se eu pedir a rescisão, tenho que pagar o aviso prévio ao empregador, mas que não seria no valor total do meu salário. Logo, vou seguir trabalhando e o tempo me dirá o que vai acontecer. Só compensaria eu pedir a rescisão de contrato se eu estivesse com muita grana sobrando, o que não é o caso.

  13. #6252
    Hwoarang
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Novamente, desempregado...

  14. #6253
    guiltygear
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por Hwoarang Ver Post
    Novamente, desempregado...
    Ruim, mas eu vou dizer que é bom dado seus últimos desabafos.

  15. #6254
    Steam3r
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por Hwoarang Ver Post
    Novamente, desempregado...
    Caramba, cara...
    Talvez seja o momento de reflexão para você.
    Saber onde você está, onde você quer chegar, e o que fazer para chegar em seu objetivo.

    Muita coisa vem e se vai, só o tempo que não pára.

  16. #6255
    airhead
    Visitante

    Re: Desabafo Geral!

    Citação Postado originalmente por Steam3r Ver Post
    Caramba, cara...
    Talvez seja o momento de reflexão para você.
    Saber onde você está, onde você quer chegar, e o que fazer para chegar em seu objetivo.

    Muita coisa vem e se vai, só o tempo que não pára.
    Também acho....
    Aproveita é leia a minha recomendação de antes: A Sutil Arte de Ligar o F*da-se.

Marcadores

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •